Páginas

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Linha 3 em sistema de monotrilho. Agora vai?

Foi noticiado esta semana em todos os meios de comunicação que o Governo do Estado estuda a implantação de um sistema de monotrilho para a novela da linha 3 do metrô. O colunista Ancelmo Góis do jornal "O Globo" destacou em sua coluna de hoje, (06/01): "Sérgio Cabral desistiu de construir a chamada linha 3 do metrô, que ligaria o centro do Rio aos municípios de Niterói e São Gonçalo. Em seu lugar, fará um monotrilho, solução considerada mais rápida e barata". O monotrilho é um trem que utiliza pneus e se desloca em elevados, com essa modalidade o Governo do Estado sinaliza que as invasões que ocorrem há anos na via férrea que corta todo o município de São Gonçalo vão continuar, já que não impedirão a realização da obra e operação do sistema, o que é um absurdo. Cidades como: Las Vegas (EUA), Toronto (Canadá) e Sidney (Austrália) possuem o monotrilho. O povo gonçalense, cansado da novela que envolve a linha 3 e vendo a linha 4 (Barra x Zona Sul) sair do papel sem que sequer fosse iniciada a obra da linha 3 e sob enorme desconfiança ainda espera um final feliz para essa história.


Monotrilho da Disney, Flórida-EUA.

SG ganhará 10 centros de educação infantil pelo PAC.

       São Gonçalo está entre as primeiras cidades brasileiras selecionadas pelo Ministério da Educação para receber recursos para a construção de creches e e quadras poliesportivas através da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento-PAC 2. Nesse primeiro grupo, foram selecionados em todo país 223 municípios que receberão verba para construção de 520 creches e 98 para 213 quadras. São Gonçalo receberá dez novos centros de educação infantil e o Rio de janeiro, 30. Atualmente, segundo dados do MEC, apenas 20% das crianças de 0 a 3 anos têm acesso a creches no Brasil. Essa primeira lista contempla cidades com mais de 50 mil habitantes e localizadas em regiões metropolitanas. São Paulo com 103 creches é o estado mais beneficiado, em seguida, aparecem Rio de Janeiro (59), Rio Grande do Sul (55) e Minas Gerais (51).
         Tiago Radunz, coordenador do projeto esclarece que a seleção leva em conta o número de projetos inscritos e a demanda por vagas em creches da região.

sábado, 1 de janeiro de 2011

Feliz 2011 São Gonçalo!

É com muito orgulho que o blog "Made in Gonça" quer desejar a todos o leitores um ano de Paz, Saúde e muita Prosperidade, nós que há nove meses participamos do cotidiano da grande São Gonçalo estamos muito felizes com o resultado obtido em 2010 e esperamos um 2011 ainda melhor, para todos nós e para nossa querida cidade. Gostaríamos ainda de deixar uma mensagem para você amigo gonçalense para que neste ano seja você (sejamos todos nós) o fator decisivo de transformação dessa terra que tanto amamos, se você tem um pequeno comércio, invista, torne-o mais atrativo, divulgue, deixe-o mais bonito, se a sua casa não é a mais bonita da rua, trabalhe para que ela o seja, se faltam recursos não dexista, lute, faça o melhor que puder, plante uma árvore, faça um jardim, enfim, participe, organize mutirões de limpeza, incentive a prática de esportes. Se algo de errado acontece no seu bairro, denuncie, se uma lâmpada está apagada, informe, cobre, faça valer seu direito, mas por favor, não jogue lixo nas ruas, não deixe água parada, não destrua a natureza, fale com orgulho da sua cidade, o que tem de bom a gente divulga, o que tem de ruim não precisa dizer para ninguém, a gente luta para resolver. O meu desejo é que em 2011 todo o gonçalense se sinta ainda mais feliz e orgulhoso de viver aqui. Que Deus nos abençoe. Feliz 2011 São Gonçalo! Roberto Couto de Carvalho.


     Roberto C. de Carvalho editando postagem.                         Página principal do Made in Gonça.

Fotos: Lorena Couto.