O antigo 3º Batalhão de Infantaria do Exército, localizado no bairro Venda da Cruz em São Gonçalo abrigará 1200 unidades habitacionais que serão destinadas a vítimas das enchentes de abril de 2010 e que atualmente já se encontram alocadas nas dependências do desativado quartel.
A Secretaria Estadual de Obras está realizando licitação para escolha da empresa que terá a tarefa de executar a obra, as interessadas tem até o dia 15 de agosto para apresentarem suas propostas a fim de serem analisadas por um grupo de técnicos da secretaria.
O terreno onde serão feitas as obras possui ao todo 146 mil metros quadrados e está numa região valorizada da cidade, com facilidade de transporte e próximo ao comércio e escolas. No local serão construídos sete blocos de edifícios, com cinco pavimentos e quatro apartamentos por andar, com medida de 40 metros quadrados, divididos em: 2 quartos, sala, cozinha, banheiro e varanda.
Estão previstas ainda as seguintes melhorias no local: uma delegacia legal, cheche, escola, posto de saúde, ginásio poliesportivo, sede social, estacionamento, pequenas áreas de lazer e centros comerciais, além de local para armazenagem de lixo.
No ano passado a Prefeitura de São Gonçalo havia transformado o antigo 3º BI em patrimônio Histórico, Cultural, Paisagístico e Ecológico e segundo o secretário de obras do Estado, Hudson Braga a ideia é aproveitar o espaço construtivo do terreno preservando alguns edifícios que seguem a arquitetura de prédios oficiais de 1920.
Foto: Divulgação/ Internet.