A Petrobrás recebeu sinal verde para iniciar a construção do porto de São Gonçalo, segundo o secretário estadual do Meio Ambiente, Carlos Minc, a petroleira já tem a licença ambiental para realização da obra do porto e da estrada que fará a ligação do mesmo ao COMPERJ em Itaboraí.
O porto será construído na praia da Beira na ilha de Itaóca e será fundamental para o transporte de máquinas pesadas para a refinaria, o que não poderia ser feito por rodovias tradicionais, uma vez que alguns desses equipamentos possuem mais de mil toneladas e 12 metros de largura.
Os investimentos no porto e na estrada somam R$ 700 milhões e devem gerar cerca de 40 mil empregos, entre diretos e indiretos, e deverão transformar radicalmente a realidade da região ampliando a economia e o orçamento de São Gonçalo, o que possibilitará investimentos em saúde, educação, além de melhorar a mobilidade urbana de bairros como: Guaxindiba, Jardim Catarina, Fazenda dos Mineiros e Itaóca. Mas, a construção do porto requer desapropriações de imóveis, a cargo da prefeitura, que já começou a fazê-lo na última quarta-feira ao entregar simbolicamente 25 cheques a proprietários de imóveis desapropriados, em evento realizado na Câmara de Dirigentes Lojistas de São Gonçalo.
Local onde o porto será construído ainda é de difícil acesso.
Foto: Sandro Nascimento/ O São Gonçalo.
E como fica o potencial turístico inexplorado de Itaóca? Espero mesmo que o projeto seja abrangente o suficiente para não piorar a degradação da região...
ResponderExcluirAgora a região terá alguma atenção, é preciso acompanhamento permanente dos órgãos de proteção ambiental para evitar a ocupação irregular, já que o acesso a ilha será melhor, já ouvi dizer que há um hotel em construção na praia da Luz, em breve vou conferir a informação e postar no blog.
ResponderExcluirAmigo sabe informar como receber as desapropriações a quem procurar tenho uma areá considerável e quero resolver
ResponderExcluirJúnior, normalmente esse processo fica a cargo da Procuradoria do Município, sendo este o órgão responsável por toda a parte judicante que envolve o município e seus órgãos.
ResponderExcluir