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domingo, 27 de maio de 2012

Mobilidade Urbana em SG. Estamos de olho!

   São Gonçalo possui segundo o IBGE 1.008.064 (um milhão oito mil e sessenta e quatro habitantes), é a 2ª maior cidade do Estado do RJ e a 16ª maior do Brasil, mesmo contando as 26 capitais e o DF, e boa parte dessa imensa população se desloca diariamente para o Rio de Janeiro e Niterói, e também entre os principais centros comerciais da cidade, como o Alcântara e o Rodo, porém, o único meio de transporte existente atualmente em São Gonçalo é o rodoviário, onde o usuário é obrigado a enfrentar longas filas nos pontos de ônibus, atraso das conduções, acidentes, engarrafamentos e o alto preço cobrado nas passagens, o resultado de tudo isso afeta diretamente a qualidade de vida dos trabalhadores, que passam horas no interior dos ônibus entre a ida e a volta do trabalho.

   As soluções para a melhoria dos transportes em São Gonçalo existem, mas falta vontade política, e há ainda o fato de que alguns governantes terem ligação estreita e portanto estarem "regidos" pelo estatuto dos empresários de ônibus, reconhecidamente contrários a implementação de outros meios de transportes.

   São Gonçalo deveria ter estação de barcas que ligasse a cidade ao Rio de Janeiro desde o ano 2000, pois assim estava previsto no contrato de concessão firmado entre o Governo do Estado e a Barcas S/A, num país um pouquinho mais sério, a Barcas S/A, depois de 12 longos anos de atraso e de uma evidente quebra de contrato já teria perdido a concessão.

   A linha 3 do metrô é anunciada a mais de 15 anos e até hoje nada foi feito de prático para tirá-la do papel, e entre uma eleição e outra o assunto ressurge como novidade e novas ilustrações são apresentadas.

   O projeto de Mobilidade Urbana do PAC Mobilidade Grandes Cidades rendeu a São Gonçalo R$ 280 milhões para investimentos em mobilidade, mas até agora nada foi feito e no apagar das luzes da atual administração dificilmente será iniciado. (veja abaixo o vídeo do projeto desenvolvido pela EDURSAN - Empresa de Desenvolvimento Urbano e Saneamento).

(Mobilidade Grandes Cidades-SG).

   E o projeto sugestionado por este editor de ligar o Alcântara a BR-101 por uma via expressa margeando o Rio Alcântara, em que a PMSG chegou a anunciar execução da obra orçada em R$ 150 milhões. Em que fase encontra-se tal projeto? E a ponte ligando o Jardim Catarina a Trindade que a mais de uma década é apontada como uma das mais importantes obras para desafogar o trânsito do Alcântara? Estamos nos aproximando de inaugurações como: Pátio Alcântara (terminal e shopping), Supermercados Guanabara e COMPERJ e o já caótico trânsito de São Gonçalo tende a dá um verdadeiro nó e até hoje, em pleno século XXI essa gigante cidade, que é mais populosa que muitos países ainda está na era do ônibus. A nossa população já não aceita mais ser vista como "curral eleitoral", a mentalidade do eleitor gonçalense está evoluindo, a informação está acessível a todos e vocês (políticos) onde ficam nessa história? Estamos de olho.

Um comentário:

  1. A linha 3 antes de tudo, junto com a reorganização das ruas e avenidas paralelas a linha. Depois a reorganização das linhas de ônibus. Aí já se vão 80% dos problemas de transporte da cidade.

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