Ele está por aí, voando, pondo seus ovos, se multiplicando e fazendo novas vítimas, ele é o mosquito transmissor da dengue, também conhecido como Aedes aegypti. Mas você sabe o que é a dengue?
A dengue é uma enfermidade causada pelo vírus da dengue, um arbovírus da família flaviviridae, gênero flavivírus, que inclui quatro tipos imunológicos, DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4, a infecção por um deles dá proteção permanente para o mesmo sorotipo e imunidade parcial e temporária contra os outros três, ou seja: se você contrai a dengue tipo 1 fica imune a este tipo de dengue permanentemente e estará parcial e temporariamente imune aos outros três tipos da doença.
A dengue provavelmente se originou de vírus que circulavam em primatas na península da Malásia, que com o crescimento populacional e aproximação dessa população a selva, fez com que ancestrais do vírus tivessem contato com os habitantes dessa região, com o passar dos anos o vírus sofreu diversas mutações até chegar aos quatro tipos conhecidos atualmente, somente a fêmea do mosquito Aedes aegypti pode transmitir a doença. Mas como evitar a dengue?
Evitar a proliferação do vírus da dengue é simples, mas requer cuidados, pois o transmissor da doença deposita seus ovos em locais de concentração de água parada, por isso verifique o seu quintal, mantendo limpo e sem depósitos que possam servir de berçário as larvas dos mosquitos, receba bem o agente de combate a dengue, ele o ajudará nessa tarefa. Assim teremos um verão livre da dengue!
O mosquito Aedes aegypti fêmea caso esteja infectado com o vírus é um potencial transmissor da dengue.
Pneus, garrafas, latas e reservatórios de água sem tampa podem abrigar larvas do Aedes aegypti.
Fotos: Divulgação/ internet.
Nenhum comentário:
Postar um comentário