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quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Linha 3 em sistema de monotrilho. Agora vai?

Foi noticiado esta semana em todos os meios de comunicação que o Governo do Estado estuda a implantação de um sistema de monotrilho para a novela da linha 3 do metrô. O colunista Ancelmo Góis do jornal "O Globo" destacou em sua coluna de hoje, (06/01): "Sérgio Cabral desistiu de construir a chamada linha 3 do metrô, que ligaria o centro do Rio aos municípios de Niterói e São Gonçalo. Em seu lugar, fará um monotrilho, solução considerada mais rápida e barata". O monotrilho é um trem que utiliza pneus e se desloca em elevados, com essa modalidade o Governo do Estado sinaliza que as invasões que ocorrem há anos na via férrea que corta todo o município de São Gonçalo vão continuar, já que não impedirão a realização da obra e operação do sistema, o que é um absurdo. Cidades como: Las Vegas (EUA), Toronto (Canadá) e Sidney (Austrália) possuem o monotrilho. O povo gonçalense, cansado da novela que envolve a linha 3 e vendo a linha 4 (Barra x Zona Sul) sair do papel sem que sequer fosse iniciada a obra da linha 3 e sob enorme desconfiança ainda espera um final feliz para essa história.


Monotrilho da Disney, Flórida-EUA.

4 comentários:

  1. Roberto, o projeto da linha 3 sempre foi considerado em elevado. Faz parte do projeto toda a parte de urbanização da área de abrangência da linha de metrô. Além disso, as casas que invadiram a linha do metrô terão sim que ser desapropriadas, pois toda obra precisa ter um canteiro de obras. Logo, não há como montar o canteiro onde há casas. Não é só fincar a estaca e colocar o trilho lá em cima: tem que preparar o solo, fazer a fundação e por aí vai. Sem contar que, se o metrô fosse de superfície, a tragédia urbanística da cidade estaria instalada...

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  2. Concordo Eduardo, da forma como estava não poderia mesmo ficar, a intenção era dividir bairros como o Jardim Catarina e Santa Luzia, que teriam a parte de VLT em superfície com muros, ficando em elevado o trecho de Alcântara em diante e subterrâneo o trecho que cortasse o Centro de Niterói. Quanto as desapropriações tenho lá minhas dúvidas pois o que foi veiculado na imprensa era que "o projeto de monotrilho sairia mais em conta e não exigiria desapropriações", no Jardim Catarina por exemplo os canteiros das obras do Governo do Estado que estão levando urbanização a 63 vias do bairro foram montados na parte urbanizada, ao lado da Praça Marinheiro João Cândido a cerca de 3 km de onde as obras estão sendo executadas.

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  3. Sistema de média capacidade (monotrilho) pra uma linha com demanda altíssima não dá.
    Se for pra destruir o projeto da linha 3, prefiro que nem faça.

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  4. Voltando ao assunto, precisamos ter cautela com o monotrilho, conforme esta matéria retirada da revista Exame, dia 20.10.2010:

    http://app.exame.abril.com.br/seu-dinheiro/imoveis/noticias/monotrilho-fracassou-em-dubai-las-vegas-e-johannesburgo?page=1&slug_name=monotrilho-fracassou-em-dubai-las-vegas-e-johannesburgo

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