Páginas

domingo, 21 de junho de 2015

Parcerias pelo bem da APA do Engenho Pequeno.

    A Secretaria Municipal de Meio Ambiente - SEMMA, realizou na última quinta-feira (18/06), uma visita a sede da Área de Proteção Ambiental - APA do Engenho Pequeno. A visita contou com a presença do secretário Ricardo Harduim, além de representantes do Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ), Medicina Veterinária da Universidade Federal Fluminense (UFF), Companhia Estadual de Águas e Esgotos (CEDAE), Instituto Estadual do Ambiente (INEA) e do laboratório de ecologia aplicada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

    Durante o encontro foram discutidas diretrizes para revitalização e investimentos na estrutura da APA. Dentre todos os assuntos debatidos, alguns foram priorizados, como o reflorestamento da reserva, análise das suas estruturas, canalização de água para a sede da APA, e o estudo de viabilidade para a soltura de animais silvestres apreendidos nas feiras da cidade, neste último tema, a presença da promotora do MP-RJ, Renata Neme, da 1ª Promotoria de Tutela Coletiva de São Gonçalo foi muito importante. Atualmente os animais apreendidos nas feiras de São Gonçalo são soltos na cidade de Seropédica.

    A partir de julho, os agentes da Secretaria de Meio Ambiente vão atuar ostensivamente nas feiras livres da cidade a fim de coibir a venda de animais silvestres, por hora, esses agentes fazem o levantamento das atividades ilegais à paisana.

    A canalização de água até a sede da APA do Engenho Pequeno será feita pela CEDAE, após o encaminhamento de ofício da secretaria solicitando o início das obras. Os estudantes da UFF poderão utilizar o espaço da APA para estudos, contribuindo com uma maior preservação e conhecimento da área, já o laboratório da UFRJ fará um planejamento que visa plantar de 1000 a 1200 espécies vegetais no entorno de uma nascente a fim de recuperar o curso d'água.

    De acordo com o secretário Ricardo Harduim, o encontro com várias entidades visa realizar um trabalho de excelência na APA do Engenho Pequeno, que é de grande importância para a fauna e flora de São Gonçalo.

Foto: Girley Oliveira.

   

Um comentário:

  1. Nosso bairro precisa muito de melhorias.Fico feliz com essa iniciativa . A recolocação do portão que da acesso a APA seria uma obra ideal e fundamental para a localidade. Espero que as autoridades coloquem em pratica o projeto ;pois o lugar precisa ser preservado . O povo precisa ter consciência da importância de preservação ambiental.

    ResponderExcluir