Páginas

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Novo aterro sanitário de SG começa a se desenhar.

   O aterro sanitário de Itaóca está com os dias contados, localizado na área de proteção ambiental de Guapimirim (APA-Guapimirim) e completamente esgotada sua capacidade o aterro será desativado. O antigo lixão que durante décadas degradou a área do entorno com seu chorume (resíduo líquido proveniente do lixo), nos últimos anos passou a ser administrado pela CTR Alcântara e tornou-se um aterro controlado com barreiras para que o chorume não chegasse ao manguezal, usinas de reciclagem e compostagem de lixo. Com a desativação do velho aterro será iniciada sua recuperação ambiental e a área vai se tornar um grande parque, um novo aterro dessa vez cumprindo todos os requisitos necessários a preservação do meio ambiente será construído em local ainda não definido com verba prevista de R$ 800.000 do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fundrhi). O convênio entre Estado e Prefeitura para liberação da verba foi assinado na última terça-feira (22) com a presença da prefeita Aparecida Panisset (PDT) e o secretário estadual do meio ambiente Carlos Minc.

2 comentários:

  1. Será sensacional se o aterro, depois de desativado, realmente se tornasse um parque! Toda aquela região belíssima de Itaoca seria beneficiada. Até mesmo o voo livre que não tem sido mais praticado no Maciço de Itaúna por conta da violência no Salgueiro, poderia voltar aos bons tempos...

    ResponderExcluir
  2. Um parque em Itaóca, é algo que sempre achei interessante, talvez até mesmo um jardim zoologico, ou jardim botanico, enfim, algo assim, aquele é sem duvidas o local ideal. Seria perfeito.

    ResponderExcluir