Páginas

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Um Jardim Catarina transformado.


(Foto: Ricardo Siqueira/PMSG).

   O maior loteamento urbano da América Latina está ficando de cara nova, pois as obras do PAC do Governo Federal em conjunto com a Prefeitura de São Gonçalo, somadas as obras realizadas pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, orçadas em vultuosos R$ 180 milhões estão redesenhado a história do bairro. 
   
   Após décadas convivendo com o abandono, e falta de infraestrutura, com esgoto correndo a céu aberto, os moradores do Jardim Catarina hoje tem o que de fato comemorar, são 109 ruas beneficiadas com obras de drenagem, pavimentação, redes de água e esgoto, iluminação pública e construção de passeios públicos (calçadas), ao todo o bairro possui 176 ruas e avenidas, sendo que parte delas foram urbanizadas pelo Governo do Estado desde 1996 através do programa "Viva São Gonçalo" e posteriormente no governo Garotinho com o PDBG "Programa de Despoluição da Baía de Guanabara", com a urbanização dessas 109 ruas o Jardim Catarina será 100% urbanizado ao término das obras, e as valas negras, lama e poeira farão parte do passado.

   Nesse fim de semana a prefeita Aparecida Panisset, (PDT) caminhou por diversos logradouros já urbanizados no Jardim Catarina, segundo a chefe do executivo municipal nessa primeira fase estão sendo entregues 42 ruas totalmente urbanizadas de um total de 109 vias previstas, além disso a entrada principal do bairro na BR-101 está recebendo tratamento paisagístico.

7 comentários:

  1. Moro no jardim Catarina, e esse negócio de 100% urbanizado está mal contado. Já visitaram a Ipuca? Lá no ponto final do ônibus 13. É certo que muitas obras estão sendo realizadas, mas estão longe de chegar a Ipuca. Hoje mesmo(17/09/2011) está snedo realizado um "festa" pela inauguração de novas obras, mas não vi nenhuma rua da Ipuca relacionada. Se eu estiver errado (tomara que esteja) me corrijam, pois na Ipuca, há valas a céu aberto, não temos água encanada e nem perspectiva disso.

    ResponderExcluir
  2. De fato as obras ainda não chegaram a Ipuca Sérgio, muito embora as ruas que já estavam pavimentadas antes da BR (próximo ao posto ALE) receberam recapeamento, nessa etapa de obras foram inauguradas 42 ruas, mas a previsão é de entregar 109 (o Jardim Catarina tem 176, mas parte delas já haviam sido urbanizadas nos governos Marcelo Alencar e Garotinho), aí sim o Jardim Catarina estará 100% urbanizado, e isso, é claro inclui a localidade conhecida como Ipuca, aliás, ontem mesmo passei pela Ipuca e percebi que aquele acesso a BR (antes do ponto final dos ônibus, próximo a nova praça que a prefeitura construiu) foi recapeado essa semana e recebeu calçadas novas. Não é verdade?

    ResponderExcluir
  3. Fala Roberto. Sim é verdade que aquele acesso a BR foi recapado. Não sei dizer ao certo, mas o que dizem no lacal é que aquele pedação foi feito pela nova operadora da BR. Mas independente de ter sido feito pela prefeitura ou pela operadora, o importante é que foi feito. Vamos aguardar e ver se realmente alguma rua da IPUCA será pavimentada. Moro a 20 anos ali (pagando impostos) e nunca recebemos qualquer apoio de um prefeito. Pelo visto vc passa por ali, não sei se sempre. Convido vc a dar uma esticada após o ponto final do ônibus 13, depois do rio, após o brizolão. não há uma única placa se quer de que haverá alguns tipo de obra por lá, espero que eu esteja errado. É claro que reconheço que várias obras estão sendo feitas no Jardim Catarina, que está melhorando de fato. Mas lá na IPUCA, precisa de obras urgentemente. Nem falo pelo asfalto, mas se fizessem obras de esgoto e água já seria um grande avanço. As valas begras e os brejos só aumentam, nem as valas estão comportando mais a quantidade de pessoas viven do ali.
    A minha rua por exemplo (Augusto da Fonseca) termina exatamente em minha casa,, o que não era pra aocntecer, no fim dela tem um brejo que já está ficando saturado de esgoto. Qualquer chuva a água podre vem bem próximo a casa das pessoas. De uma passada por perto destas redondezas e escreva um pouco aqui. Descobri iesse blog, e acho ele muito interessante. Mas deve-se postar também o que não estão fazendo, e não só mostrar o que estão fazendo.

    ResponderExcluir
  4. Olá Coutinho, conheço a localidade da Ipuca, moro no Jardim Catarina Novo, a prefeita quando inaugurou essas 42 ruas semana passada junto com o vice governador, o Pezão, ela voltou a afirmar que todo o bairro será urbanizado, pois as obras já estão contratadas e deu prazo até o fim de 2012, inclusive, informou que a Prefeitura de São Gonçalo está negociando a instalação de uma agência bancária para o Jardim Catarina, agora vamos aguardar para que a Ipuca também seja concluída. Em relação ao blog, quero agradecer seu interesse e informar que nossa linha editorial visa mostrar a São Gonçalo que dá certo, a São Gonçalo que o gonçalense não conhece, não seguimos a linha do denuncismo, isso não quer dizer que não sejamos imparciais, mas o trabalho desenvolvido pelo Made in Gonça mostrou-se necessário uma vez que o seguimento editorial positivista tinha pouco espaço na cidade, pois os meios tradicionais de imprensa dão ênfase apenas ao que não dá certo, as matérias policiais, e denúncias, (pois vende mais jornal) o que acaba criando uma cultura errônea que nossa cidade está fadada ao fracasso. No mais, agradeço mais uma vez sua participação e peço que ajude a divulgar o Made in Gonça. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  5. Ok. Vamos aguardar. Espero realmente que isso tudo ocorra, prefiro acreditar nas pessoas até que provem o contrário.
    Mas publicar essa lado de São Gonçalo que precisa de obras de saneamento, não é denuncismo. É mostrar o que São Gonçalo realmente precisa. Sobre matérias policias eu também sou contra que o blog poste, não só o blog, pois acho que não deveriam ser públicadas em qualquer tipo de midía. Soa como propaganda para o tráfico e para as pessoas do mal. Vemos tantas notícias ruins, que as vezes temos a impressão que somos uma pequena parcela do bem vivendo num mar de maus elementos, o que não é verdade. Pois grande parte da população (a grande maioria) é trabalhadora e honesta. Com certeza ajudarei a divulgar o blog, e se precisar de ajuda para continuar colocando nosso bairro em evidência, pode contar comigo. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  6. Estamos acompanhando as obras de saneamento e pavimentação no bairro Jardim Catarina, estando também no local juntamente com outro morador do bairro, onde estão os funcionários da Empresa contratada. Neste local está um Mapa com os nomes das ruas que seriam beneficiadas e tem muitas ruas que estão no mapa e não fizeram nada. Como irá ficar esta situação. Será necessário um abaixo assinado dos moradores e a entrega do mesmo ao MP ? O Governo do Estado, e a Prefeitura deverão resolver de uma vez esta situação, senão tomaremos as devidas providências.

    ResponderExcluir
  7. Meu último papo aqui foi em setembro de 2011. E agora em junho de 2012, o que fizeram na ipuca? NADA!!!!! Quando chove, nem meu carro tenho condições de tirar da garagem. Haaaa, e a respeito do recapamento que vc citou lá em cima, foi feito para maquear o péssimo trabalho desta prefeitinha, já está tudo esburacado novamente com menos de um ano.

    ResponderExcluir