Páginas

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Alcântara vai ter estação de tratamento de esgoto.

    Durante audiência na última quinta-feira, (19/07) na 3ª Vara de Fazenda Pública do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, onde foram cobradas explicações sobre o Programa de Despoluição da Baía de Guanabara-PDBG, estando presentes o secretário da Casa Civil, Régis Fichtner e o secretário de Estado do Ambiente, Carlos Minc, além do presidente da Cedae, Wagner Victer. O Governo do Estado apresentou o que está sendo feito pela despoluição da Baía e as obras que serão iniciadas, entre elas a construção de uma nova estação de tratamento de esgotos-ETE no bairro de Alcântara em São Gonçalo.

    Régis Fichtner fez um balanço positivo da audiência, afirmando que o Estado mostrou ter um plano bem definido para despoluir a Baía de Guanabara nos próximos anos. "Vamos construir mais troncos coletores para levar mais esgoto para as estações de tratamento." Fichtner destacou ainda a erradicação dos lixões do entorno da Baía como: Itaóca em São Gonçalo e Gramacho em Caxias e a construção da nova estação de tratamento do Alcântara, segundo o secretário apenas 10% do esgoto de São Gonçalo era tratado há seis anos e hoje esse índice é de 30%. "Vamos assumir metas para aumentar ainda mais o tratamento para que possamos ter uma Baía limpa em pouco tempo." Afirmou Fichtner. 

Além do despejo de esgoto in natura, a Baía de Guanabara sofre com o lixo lançado diariamente em suas águas. Foto: Léo Momezzo.

2 comentários:

  1. Depois de uma baía um pouco mais limpa, fica faltando a prefeitura ter um plano urbanístico adequado para finalmente termos uma orla agradável.

    ResponderExcluir
  2. Só 30%? Então esse é apenas um de muitos passos que ainda devem ser feitos.

    ResponderExcluir