Páginas

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Navio construído em SG é entregue à Petrobrás.

    O navio Mar Limpo II, embarcação concebida para ser um navio montado com o que há de mais moderno  no combate a derramamento de óleo no mar, foi entregue hoje (20/07) à Petrobrás. O projeto orçado em R$ 71 milhões e com 70% de conteúdo local, foi executado pelo estaleiro São Miguel no Gradim, São Gonçalo.

    O Mar Limpo II é o primeiro navio para recolhimento de óleo (OSRV) construído no Brasil, fruto de uma parceria entre o Estaleiro São Miguel do grupo Brasbunker e a Rolls Royce é o primeiro navio de uma frota que contará ainda com mais cinco navios do mesmo porte (Mar Limpo III, IV, V, VI, VII) que serão construídos no estaleiro gonçalense. O contrato com a Petrobrás é de oito anos prorrogáveis por igual período e visa dar mais agilidade, qualidade e segurança as operações de recolhimento de óleo no pré e pós sal. O próprio grupo Brasbunker será responsável pela operação no Mar Limpo.

    O Mar Limpo II, com uma tripulação de 12 pessoas, é equipado com radares capazes para detectar manchas de óleo a uma distância de até 20 km informando inclusive a espessura da mancha e um Skimmer com capacidade de drenar 250 mil litros de resíduos por hora e tanque de 750 mil litros para armazenagem do resíduo, além disso possui a ferramenta workboat à bordo que permite aproximar-se da mancha de óleo rapidamente e cercá-la, evitando que ela se expanda. A construção do navio levou 22 meses e atende a todas as exigências internacionais de qualidade, economia, conforto e sustentabilidade e gerou 3 mil empregos entre diretos e indiretos.

    Para Renato Nascimento, presidente do grupo Brasbunker o Mar Limpo II é um marco para a indústria naval brasileira, "O Estaleiro São Miguel está orgulhoso de ter desenvolvido o projeto do Mar Limpo II dentro dos prazos e dos orçamentos. Entregar um navio com tanta complexidade, e com recursos inéditos no país, é a prova de que estamos preparados tanto tecnologicamente como profissionalmente para dar conta das demandas que cada vez serão mais intensas na crescente indústria do Petróleo e Gás." Frisa.

    O Estaleiro São Miguel fundado em maio de 1950, atualmente conta com 800 colaboradores efetivos em seus quadros e está localizado as margens da Baía de Guanabara e da BR-101 na altura do bairro Gradim em São Gonçalo.

Mar Limpo II, um marco para indústria naval do Brasil e um orgulho para São Gonçalo.

2 comentários:

  1. Notícia que dá orgulho aos operários que participaram da construção e a todos os gonçalenses. Agora a cidade está na história da indústria naval. Parabéns ao Estaleiro São Miguel!

    ResponderExcluir
  2. Que bom que o estaleiro esta a todo vapor e com trabalhos importantes como esse. mais um exemplo da importancia de SG.

    ResponderExcluir