Páginas

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

São Gonçalo já conta com os serviços da GVT.

    Com investimento inicial de R$ 25 milhões, que teve início em maio desse ano, através do serviço de construção de rede, a companhia de telefonia, internet e TV a cabo, GVT, começa hoje (30/08) a operar em São Gonçalo.

    A GVT oferece aos gonçalenses seu portifólio completo de serviços, que inclui internet banda larga de até 100 Mbps, TV por assinatura integrada a internet e telefonia fixa com planos ilimitados para ligações locais e preços reduzidos para falar com celulares cadastrados.

    A entrada em operação da GVT em São Gonçalo gera 300 empregos diretos e indiretos na cidade e inicialmente serão disponibilizados 25 mil linhas de telefone fixo, internet e TV, com cobertura presente em 26% da área urbana do município, contemplando 27 bairros, sendo eles: Alcântara, Antonina, Boaçú, Brasilândia, Camarão, Centro, Cruzeiro do Sul, Estrela do Norte, Galo Branco, Gradim, Jardim Catarina, Mangueira, Mutondo, Mutuá, Paraíso, Parada Quarenta, Patronato, Porto da Madama, Porto da Pedra, Porto Novo, Porto Velho, Rocha, Rosane, São Miguel, Trindade, Vila Iara e Zé Garoto.

    O início das operações da GVT no Estado do Rio se deu através da chegada a Niterói em outubro de 2010, em janeiro de 2011 a GVT chega a capital, desde o começo das operações da empresa em solo fluminense já foram investidos mais de R$ 400 milhões, e há planos para expandir as operações para outras cidades da região metropolitana.

    A escolha de São Gonçalo como 3ª cidade a receber a GVT no Estado, segundo o diretor regional de operações, Marcelo Sousa, 36 anos foi por conta da proximidade com a capital (cerca de 20 Km), sua população (superior a 1 milhão de habitantes) e interesse dos clientes por serviços de internet banda larga.

Marcelo Sousa diretor regional da GVT.
Foto: Divulgação.

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Disputa acirrada para câmara de vereadores de SG.

    Segundo a Confederação Nacional dos Municípios - CNM, São Gonçalo tem a 4ª câmara municipal de vereadores mais disputada do país, com 29 candidatos por vaga, ficando atrás apenas das cidades de Guarulhos-SP (33 candidatos por vaga), Rio de Janeiro-RJ (32 candidatos por vaga), Nova Iguaçú (31 candidatos por vaga), e empatada com Belo Horizonte-MG que tem os mesmos 29 candidatos por vaga para sua câmara municipal.

    No último censo populacional feito em 2010 pelo IBGE, 1695 municípios brasileiros registraram aumento populacional que segundo a Constituição habilita-os a aumentar por lei orgânica municipal o número de parlamentares em suas casas legislativas.

    Particularmente em São Gonçalo, o número de vereadores que até o momento é de 21 membros, por lei orgânica aprovada na Câmara Municipal, passará a ser de 27 membros em 2013, devido ao reconhecimento pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) que após revisar os dados do censo de 2010, estimou a população de São Gonçalo em 1.008.064 (um milhão oito mil e sessenta e quatro) habitantes.

    Veja abaixo o que versa a Constituição de 1988 a cerca do limite de vereadores para os municípios com população entre 900.000 (novecentos mil) e 1.050.000 (um milhão e cinquenta mil) habitantes: 

Art. 29. O Município reger-se-á por lei orgânica, votada em dois turnos, com interstício mínimo de dez dias, e aprovada por dois terços da câmara municipal, que a promulgará, atendidos os princípios estabelecidos nesta Constituição, na Constituição do respectivo Estado e os seguintes preceitos:

IV - Para a composição das Câmaras Municipais, será observado o limite máximo de:

l) 31 (trinta e um) Vereadores, nos municípios de mais de 900.000 (novecentos mil) habitantes e até 1.050.000 (um milhão e cinquenta mil) habitantes;

    Observa-se portanto, que a câmara de São Gonçalo poderia contar com até 31 vereadores a partir de 2013, ficando assim dentro do limite legal, porém, entendimento dos vereadores atuais é que aumentando para 31 a atual casa não teria como abrigar todos os membros e o custo com salários, assessores e funcionários seria demasiadamente oneroso aos cofres municipais, ficando estabelecido então o aumento de seis membros, saindo das atuais 21 para 27 cadeiras.

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Alice Tamborindeguy cita Fernando Pessoa na TV.

    A candidata do Partido Progressista - PP, Alice Tamborindeguy, iniciou seu programa eleitoral ontem, (22/08) citando a primeira linha do poema "O infante" do grande poeta português Fernando Pessoa (Lisboa 13 de junho 1888 - Lisboa 30 de novembro de 1935): "Deus quer, o homem sonha, a obra nasce" no vídeo a prefeitável fala um pouco de suas realizações em São Gonçalo nos seus mais de 20 anos de vida pública, o vídeo traz ainda relatos de seu marido, o Dr. Juiz de Direito, João Carlos Corrêa e sua filha Nicole Tamborindeguy. Confira aqui o vídeo:


Servidor de SG ainda pode se cadastrar para comprar apartamento.

    Mais de 600 servidores municipais já realizaram o cadastro para aquisição de apartamento em condomínio a ser erguido no bairro Vista Alegre, pela empresa Nespro, que contará com 350 unidades habitacionais. De acordo com o secretário de Habitação, Marco Aurélio, a procura está sendo surpreendente e fez com que a secretaria estimulasse novos empreendimentos para serem ofertados aos funcionários públicos.

    O cadastramento dos funcionários do município que desejarem adquirir a casa própria está sendo feito pelo site da PMSG: http://www.saogoncalo.rj.gov.br/ no link: "Oportunidade para Servidores Públicos", a secretaria esclarece ainda que quem fizer o cadastramento em agosto terá a pré análise em setembro e os que fizerem o cadastro em setembro somente terão o processo analisado em outubro. Para saber mais sobre o empreendimento o servidor pode ligar para: 2199-6337 ou ir até a Secretaria de Habitação na sede da Prefeitura.

Imagem: Divulgação/ PMSG.

Marinheiro tem desconto ao adquirir casa própria.

    A construtora Tenda está oferecendo desconto de 2% no valor total do imóvel, para marinheiros interessados em adquirir a casa própria. Além disso, o comprador terá vantagens como: juros a partir de 5% ao ano, mais TR (Taxa Referencial), e saldo em até 30 anos.

    Os imóveis oferecidos são encontrados nos municípios da Baixada Fluminense, Rio de Janeiro, Campos do Goytacazes e São Gonçalo. Veja abaixo as opções de imóveis da Tenda em São Gonçalo:

* Residencial Arsenal Life III (128 apartamentos) - 2 quartos de 45  m² - Situação: pronto para morar.

* Residencial Arsenal Life IV (128 apartamentos) - 2 quartos - Situação: pronto para morar.

* Residencial Bandeirantes Life (260 apartamentos) - 2 quartos de 46 a 77 m² - Situação: em construção.

* Residencial Nova Maricá Life (500 apartamentos) - 2 ou 3 quartos de 45 a 57 m² - Situação: em construção.

* Residencial Colubandê (160 apartamentos) - 2 quartos de 45 m² - Situação: em construção.

* Residencial Pendotiba Life (160 apartamentos) - 2 ou 3 quartos - Situação: em construção.

Para maiores informações acesse: www.tenda.com ou ligue: 4003-2640.

Residencial Arsenal Life III (Arsenal)

Residencial Arsenal Life IV (Arsenal) 

Residencial Bandeirantes Life (Bandeirantes)

Residencial Nova Maricá Life (Est. do Malafaia)

Residencial Colubandê (Colubandê).

Residencial Pendotiba Life (Maria Paula).

Imagens: Divulgação/ Tenda construtora.



quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Governador promete BRT's para São Gonçalo.

    O governador Sérgio Cabral prometeu a criação de novos BRT's (Bus Rapid Transit) em rodovias da Baixada Fluminense, Niterói e São Gonçalo, Cabral explicou que o objetivo dos novos BRT's é reduzir parte das 1,4 mil linhas intermunicipais que operam nas três regiões e promover a integração com outros modais de transporte.

    Sérgio Cabral citou o do BRT Transoeste que foi inaugurado em seis de junho na Zona Oeste do Rio, onde foi reduzido o número de ônibus nas ruas cedendo mais espaço para os motoristas e diminuindo os congestionamentos. O anúncio dos locais que receberão novos BRT's aconteceu durante a cerimônia de inauguração do Centro de Socioeducação Dom Bosco na Ilha do Governador, entidade para a recuperação de menores infratores que substituirá o antigo Padre Severino.

BRT Transoeste inaugurado em seis de junho é exemplo de modelo a ser implantado em São Gonçalo.
Foto: Hudson Pontes/ O Globo.

Prof. Josemar quer priorizar a educação em SG.

    O programa eleitoral gratuito de rádio e TV teve início ontem, (21/08) com a participação dos prefeitáveis de São Gonçalo falando de suas propostas para a cidade, o candidato pela coligação: "Acorda São Gonçalo!" (PSOL, PCB), professor Josemar nº 50 falou a respeito da educação, veja abaixo o programa do candidato do PSOL: 


segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Neilton Mulim expõe suas propostas para a saúde.

    O Deputado Federal e candidato a prefeito de São Gonçalo, Neilton Mulim-PR, concede entrevista ao jornalista Antônio Figueiredo no programa "Censura Livre" da rádio Aliança FM 98,7. Neilton, promete construir um centro de imagem na cidade e cita como exemplo de saúde preventiva o saneamento básico e a educação. O programa foi ao ar no último sábado (18/08) e você leitor do Made in Gonça confere aqui:



Programa eleitoral no rádio e TV começa amanhã.

    Amanhã, (21/08) começa o programa eleitoral gratuito no rádio e na TV, nessas eleições o eleitor terá dois votos, um para prefeito e outro para vereador.

    Em São Gonçalo, são cerca de 1000 candidatos a vereador disputando 28 cadeiras e 7 candidatos a prefeito; são eles: Adolpho Konder Homem de Carvalho Filho do Partido Democrático Trabalhista-PDT, coligação: "Juntos pra Mudança não Parar" (PDT, PT, PSC, PRB, PMN, PTC, PRP, PPL, PSD, PC do B); Alice Maria Saldanha Tamborindeguy do Partido Progressista-PP (o partido optou por não se coligar); Dayse Oliveira Gomes do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado-PSTU que também não se coligou a outros partidos; Josemar Pinheiro de Carvalho do Partido Socialismo e Liberdade-PSOL, coligação: "Acorda São Gonçalo!" (PSOL, PCB); Maria das Graças Tuze de Matos do Partido do Movimento Democrático Brasileiro-PMDB, coligação "Unindo forças por São Gonçalo" (PMDB, PSB, PSL, PTN, PPS, PRTB, PV, PT do B); Mauro Sérgio Barros do Partido Humanista da Solidariedade-PHS, partido não coligado; Neilton Mulim da Costa do Partido da República-PR, coligação "Valorizando Você" (PR, PSDB, DEM, PTB, PSDC).

* Número dos candidatos a prefeito em São Gonçalo por ordem alfabética:

Adolpho Konder: 12.
Alice Tamborindeguy: 11.
Dayse Oliveira: 16.
Prof. Josemar: 50.
Graça Matos: 15.
Mauro Sérgio: 31.
Neilton Mulim: 22. 

    Coube a São Gonçalo, segundo maior eleitorado do Estado, (atrás apenas da capital) que o programa eleitoral dos candidatos da cidade fosse exibido na segunda emissora de maior audiência do Rio de Janeiro, neste caso a rede Record de televisão.



     Alice Tamborindeguy PP 11.    







domingo, 19 de agosto de 2012

Alunos de São Gonçalo formam banda "escocesa".

    Alunos do Colégio Estadual Eliza Maria Dutra no Sacramento estão chamando a atenção dos moradores do bairro e encantando as pessoas através da música e arte, mas quem pensa que essa é em uma banda marcial tradicional está muito enganado, trata-se de um grupo de gaiteros, onde o instrumento tocado é a gaita de foles (instrumento típico da Escócia).

   Mas, a diferença dessa banda não pára por aí, além de utilizar a gaita de foles, que no Brasil praticamente só é vista em filmes, eles ainda desfilam pelas ruas do bairro com figurino digno de uma verdadeira banda de gaita de foles escocesa, com seu tradicional kilt (saiote masculino escocês).

    Alguns instrumentos são importados, mas os alunos também fabricam seus próprios instrumentos, que podem levar até três meses para ficar prontos. O jornal o Extra, publicou hoje (19/08) uma matéria muito interessante sobre o grupo: http://extra.globo.com/noticias/rio/estudantes-de-sao-goncalo-tocam-gaitas-de-foles-com-saiote-escoces-5829591.html

Alunos aprendem a tocar a gaita de foles e ainda fabricam seus próprios instrumentos.
Foto: Bruno Gonzalez/ O Extra.



   

sábado, 18 de agosto de 2012

São Gonçalo pode ganhar pólo de reciclagem.

    O secretário estadual de Meio Ambiente, Carlos Minc, assinou um convênio para a implantação de um pólo de reciclagem no bairro de Gramacho, Duque de Caxias, no dia de ontem (17/08). Segundo o convênio, a secretaria de Meio Ambiente do Estado investirá R$ 12 milhões para a construção do pólo.

    Minc afirmou que a usina estará funcionando plenamente até o primeiro semestre de 2013 gerando emprego para 400 ex-catadores que ficaram sem seu principal sustento após fechamento do aterro de Gramacho. "Eles passarão a ter dignidade e saúde, pois serão convertidos a recicladores, produzindo matéria-prima semi-elaborada para a indústria" disse o secretário, informando ainda, que a secretaria estuda a implantação de mais dois pólos de reciclagem, um na zona Norte do Rio e outro em São Gonçalo. 

Ex-catadores terão oportunidade após fechamento do aterro de Gramacho em projeto que deve ser estendido ao Rio e a São Gonçalo.

Foto: Fernando Souza/ Agência O Dia.

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Adolpho Konder fala da questão ambiental em SG.

    O candidato da prefeita Aparecida  Panisset, Adolpho Konder (PDT), concedeu no último dia 11 entrevista ao jornalista Antônio Figueiredo, durante o programa Censura Livre na rádio Aliança FM 98,7. Na ocasião, Konder falou a cerca da questão do meio ambiente em São Gonçalo. Confira abaixo a entrevista:


Fábrica do Estaleiro Aliança em SG a todo vapor.

    Hoje, (16/08) a partir das 14h30, na sede do estaleiro Aliança em Niterói, será batizado e entregue o navio CBO Flamengo (PSV 4.500) à Companhia Brasileira de Offshore, este navio conhecido como (Plataform Supply Vessel) dará apoio a plataformas de petróleo em alto mar, operando para a Petrobrás.

    Entre 2013 e 2014 mais três navios do mesmo porte serão construídos pelo estaleiro Aliança, o detalhe é que apesar do estaleiro Aliança ter sua sede em Niterói, a empresa utiliza a verticalização da produção, no CBO Flamengo por exemplo, toda a parte de processamento, corte, conformação e pintura básica foram realizadas na fábrica do estaleiro no CIESG, Complexo Industrial e Empresarial São Gonçalo, em Guaxindiba, fábrica inaugurada recentemente e que gerou 300 empregos em SG.

    O Made in Gonça parabeniza todos os operários do estaleiro e da fábrica gonçalense, por mais uma importante obra concluída que engrandece a nossa indústria naval.
Foto: Bruno Eduardo Alves/ A Tribuna.

sábado, 11 de agosto de 2012

Novo prazo para quitar dívidas de IPTU em SG.

    A Prefeitura de São Gonçalo estendeu o prazo para a anistia de juros e multas de dívidas de IPTU até o dia 15 de outubro, a anistia alcança todos os contribuintes que tenham dívidas relativas a exercícios anteriores, inclusive nos casos de ações judiciais de cobrança.

    Para quitar seus débitos, o contribuinte poderá imprimir o boleto bancário através do site: www.saogoncalo.rj.gov.br ou procurar um dos postos de atendimento localizados na Av. Presidente Kennedy, 101 Centro (Clube Tamoio), ou na Rua Uriscina Vargas, 36 Alcântara (em frente ao 7º BPM).

    A ampliação do benefício se deu em função de projeto de lei aprovado na Câmara Municipal, onde foi considerado a necessidade de um prazo maior para atender a grande demanda pelo atendimento e a possibilidade de um numero maior de contribuintes se organizarem para ficar em dia com seu IPTU. 

Imagem: Divulgação/ PMSG.



SG oferece imóveis para servidores municipais.

    O servidor da Prefeitura Municipal de São Gonçalo que tenha interesse em adquirir a tão sonhada casa própria, agora terá mais facilidade, é que a prefeitura através da Secretaria de Habitação em parceria com a Caixa Econômica Federal vai facilitar o financiamento de apartamentos aos seus servidores, que terão acesso a uma taxa de juros diferenciada e duas formas de pagamento (desconto em folha ou carnê), além disso, o funcionário terá o subsidio do Minha Casa Minha Vida, que pode chegar até R$ 23 mil dependendo da faixa de renda.

    Segundo o secretário de Habitação, Marco Aurélio, é extremamente importante oferecer este tipo de oportunidade ao funcionalismo, pois demonstra a preocupação da prefeitura não só com o cidadão em geral, mas também com seus servidores.

    Nessa primeira etapa são disponibilizados 350 apartamentos que farão parte de condomínio a ser erguido no bairro Vista Alegre pela empresa Nespro, o residencial contará com apartamentos de 2 quartos, e opções como quadra poliesportiva, garagem, entre outras. As inscrições para quem deseja adquirir uma unidade do empreendimento, poderão ser realizadas pelo site da PMSG: www.saogoncalo.rj.gov.br a partir das 8hs do dia (14/08), os servidores poderão conhecer melhor o projeto ligando para: 2199-6337 ou indo até a Secretaria de Habitação na sede da prefeitura.


Imagens: Divulgação/ PMSG.

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

U2 usa carro com placa de São Gonçalo em clipe.

    O clipe da música "Walk On" da banda de rock Irlandesa U2, gravado no Brasil com mais de 4 milhões de exibições no You Tube, traz uma curiosidade interessante para os gonçalenses, é que nas imagens do clipe, Bono Vox e companhia passeiam por bairros da Zona Sul do Rio chegando a Lapa, o detalhe é que o trajeto é feito em um belíssimo veículo antigo e a placa do carro adivinhem só, é de São Gonçalo. Lembro que certa vez estava no cinema assistindo um filme do Didi e numa das cenas apareceu um desses lindos veículos antigos também com placa de São Gonçalo, na tela do cinema ficou muito nítida a imagem, pois a câmera focou a placa por alguns segundos. 

    Para quem não sabe, São Gonçalo é conhecida como a cidade dos carros antigos, pois aqui existem diversos clubes de colecionadores, muitos realizam locações para filmagens e eventos. Agora fica a dica, se até os integrantes da banda U2 andam com carro emplacado em São Gonçalo, por que é que milhares de gonçalenses mantém seus veículos emplacados em outras cidades? O IPVA pago todos os anos apesar de ser um imposto estadual, ajuda a melhorar a cidade, pois o Estado repassa 20% para a prefeitura da cidade onde o carro é emplacado. Pense nisso! Assista ao clipe do U2 desfilando com a raridade gonçalense:



domingo, 5 de agosto de 2012

Lojas do Pátio Alcântara iniciam contratações.

    As lojas que vão integrar o shopping e terminal rodoviário Pátio Alcântara, empreendimento em construção na praça Carlos Gianelli, na área que concentra o maior pólo de comércio de São Gonçalo, e com previsão de inauguração para o mês de março de 2013 já iniciaram seus processos seletivos visando a contratação de funcionários para trabalhar nas dependências do centro de compras.

    Centenas de empregos estão sendo gerados desde o começo das obras do Pátio Alcântara, e a promessa é de após a inauguração sejam gerados algo em torno de 3 mil ofertas de trabalho, algumas lojas já garantiram presença, entre elas: Leader Magazine, Agito dos Pés, Melli Ello, Vip Shoes, Batata Inglesa, Bagággio e Richa´s, que já iniciaram seus processos de admissão, além de diversas outras como: Taco, Claro, Oi, Tim, Valéria Daflon, Van Ruth, Água de Cheiro, Barreto´s Cred, Ótica Terapia dos Olhos, Bolsaria,  Di Santinni, Subway, entre outras.

    Veja como concorrer a uma das vagas de emprego em algumas lojas do Pátio Alcântara:

* Melli Ello: seis vagas para sexo feminino com experiência em vendas. Interessadas, enviar currículo para: comercial@melliello.com.br, ou entregar pessoalmente na loja da Rua Yolanda Saad Abuzaid, 150, loja 121 - Alcântara/ São Gonçalo.

* Richa´s: sete vagas para vendedor, caixa e estoquista, com preferência para sexo feminino, não sendo necessário experiência. Os currículos devem ser enviados para: alberto@richas.com.br.

* Vip Shoes: São nove vagas para vendedor, sexo feminino, e uma para estoquista, sexo masculino. Interessados devem enviar currículo para: claudio@grupovipshoes.com.br, ou entregar em uma das lojas Vip Shoes.

*  Bagaggio: a empresa oferece dez vagas para os cargos de vendedor, caixa, boy e gerente para ambos os sexos e experiência de pelo menos seis meses comprovada em carteira, sendo que para o cargo de gerente é necessário experiência como gerente de loja, estar cursando ou ter concluído o nível superior e ter disponibilidade de horário. Os currículos devem ser enviados para: vagas@bagaggio.com.br colocando no campo assunto: "Loja Alcântara".

* Batata Inglesa: são dez vagas para os cargos de copeiro, atendimento, auxiliar de cozinha e de limpeza, não sendo necessário experiência. Os interessados devem enviar seus currículos para: deploy@deployrh.com.br.

Imagem/ Divulgação site Pátio Alcântara.

sábado, 4 de agosto de 2012

Ministro da Pesca e Aquicultura visita SG.

    O ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella visitou ontem, (03/08) as praias da Beira e São Gabriel em São Gonçalo, acompanhado da prefeita Aparecida Panisset (PDT) e do deputado federal Vitor Paulo (PRB), eles tiveram a oportunidade de conhecer de perto a realidade de cerca de 500 pescadores e 150 descarneiras (mulheres que trabalham na limpeza do siri).

    Crivella anunciou a construção de um grande terminal pesqueiro para São Gonçalo, além de uma fábrica de gelo e de um pólo gastronômico, iniciativas que segundo o ministro trarão muitos benefícios aos pescadores, melhorando sua renda e qualidade de vida.

    O presidente da Associação de Pescadores da Praia de São Gabriel, Alcindo de Souza falou das dificuldades enfrentadas pelo setor e da preocupação causada pela instalação do porto da Petrobrás no local, por sua vez o ministro prometeu conversar com a Petrobrás visando minimizar os impactos na região.  

Foto: Marcelo Lima/ PMSG.

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

São Gonçalo ganha mais um Deputado federal.

    O vereador e médico Dr. Dilson Drumond (PDT), tomou posse na manhã da última quarta-feira (01/08) ao seu mandato de Deputado federal, Drumond que foi o Vereador mais votado de São Gonçalo em 2008, com mais de 11 mil votos, sendo candidato a Deputado federal dois anos depois, onde obteve 51.974 votos garantindo a terceira suplência do PDT. Com a candidatura do atual titular do mandato (que assumiu no lugar de Brizola Neto, que tornou-se Ministro do Trabalho) o advogado Sérgio Zveiter (PSD), a Prefeitura de Niterói, que concorreu a vaga de Deputado pelo PDT em 2010, e o consequente impedimento jurídico do ex-prefeito de Campos dos Goytacazes e segundo suplente do partido, Arnaldo Vianna (PDT), que teve suas contas julgadas irregulares pelo Tribunal de Contas da União por conta da ausência de documentos que comprovassem a utilização de verbas federais na construção de casas populares enquanto ainda era prefeito da cidade do Norte Fluminense, o nosso Vereador Dr. Dilson Drumond finalmente chega a Câmara dos Deputados em Brasília. Parabéns Dr. Dilson Drumond! O Made in Gonça acredita que o Sr. ainda terá tempo hábil para trazer um bom volume de verbas para a nossa São Gonçalo nesses dois anos que ainda restam até o fim da atual legislatura, e esperamos que assim seja. Bom trabalho!

Foto: Divulgação/ Internet.