Páginas

domingo, 19 de agosto de 2012

Alunos de São Gonçalo formam banda "escocesa".

    Alunos do Colégio Estadual Eliza Maria Dutra no Sacramento estão chamando a atenção dos moradores do bairro e encantando as pessoas através da música e arte, mas quem pensa que essa é em uma banda marcial tradicional está muito enganado, trata-se de um grupo de gaiteros, onde o instrumento tocado é a gaita de foles (instrumento típico da Escócia).

   Mas, a diferença dessa banda não pára por aí, além de utilizar a gaita de foles, que no Brasil praticamente só é vista em filmes, eles ainda desfilam pelas ruas do bairro com figurino digno de uma verdadeira banda de gaita de foles escocesa, com seu tradicional kilt (saiote masculino escocês).

    Alguns instrumentos são importados, mas os alunos também fabricam seus próprios instrumentos, que podem levar até três meses para ficar prontos. O jornal o Extra, publicou hoje (19/08) uma matéria muito interessante sobre o grupo: http://extra.globo.com/noticias/rio/estudantes-de-sao-goncalo-tocam-gaitas-de-foles-com-saiote-escoces-5829591.html

Alunos aprendem a tocar a gaita de foles e ainda fabricam seus próprios instrumentos.
Foto: Bruno Gonzalez/ O Extra.



   

2 comentários:

  1. O brasileiro é realmente muito desinformado. Li essa reportagem no Extra e fiquei pasmado. A gaita de fole não é um instrumento típico escocês apenas. Em vários países da Europa esse instrumento é tocado e há muitos séculos. Por exemplo, em Portugal (e em toda a Península Ibérica) existe a gaita de fole galega, trasmontana, asturiana etc. Ainda hoje há bandas tradicionais no norte de Portugal e mais: na Carta do Descobrimento do Brasil esse instrumento foi nomeadamente o primeiro não nativo a ser tocado em nossas terras. Fica clara na carta a dança que os índios protagonizaram diante de um dos marujos portugueses que tocava sua gaita de fole. Pois bem, se um tipo de gaita de fole tivesse que ser tocada de novo no Brasil seria a gaita galega, típica de Portugal.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela sua participação Fabiano, tenho certeza que ela contribuiu para enriquecer nossos conhecimentos. O Made in Gonça estará sempre aberto a todos aqueles que como você queiram contribuir com esclarecimentos, sugestões, ou até mesmo com críticas, afinal, esse é um espaço democrático e plural.

    ResponderExcluir