Nesta terça-feira, (10/03) será aberto o 1º Salão Municipal do Livro de São Gonçalo, evento literário que será realizado na I9 music, no bairro Camarão, com início previsto para ás 15h. Neste primeiro dia da feira, a escritora Thalita Rebouças, que escreve para o público adolescente, sendo a escritora brasileira que mais vende publicações para este segmento, vai ler, ás 16:30h trechos do seu livro "360 dias de sucesso". Das 17:30h ás 18h haverá sessão de fotos e autógrafos com a escritora.
Poetas gonçalenses como: Rodrigo Santos, Romulo Narducci, Matheus Goudar e Carlos Eduardo Vitorino vão se apresentar por 40 minutos, com o tema: "A nova poesia gonçalense - Uma noite na taverna e Coletivo ágora urbana".
Diversos contadores de histórias vão apresentar grandes obras da nossa literatura, poesias serão recitadas e stands de livrarias vão expor as novidades do mercado literário. Toda a atividade está sendo custeada pelas editoras, o espaço é oferecido pela Secretaria Municipal de Educação e o material dos stands foram fornecidos pela Secretaria de Cultura.
No dia 11/03, a atração principal será o escritor, Zuenir Ventura, que vai recepcionar os participantes ás 11hs; no dia 12/03, último dia de feira, o cartunista, Maurício de Souza, criador dos personagens da "Turma da Mônica", se apresenta ás 13:30h. O encerramento do evento ficará por conta da Orquestra Municipal, comandada pelo maestro Paulo Guarany.
Os alunos do ensino fundamental das escolas municipais terão direito a 100 gonçalinhos (moeda criada especificamente para o evento) cada, para adquirir livros na feira, os do 2º segmento 200 gonçalinhos, os professores 300, os diretores, orientadores pedagógicos e mediadores de leitura, 600 gonçalinhos para adquirem livros para as unidades escolares. Ao todo R$ 700 mil em "gonçalinhos" serão distribuídos. Então não perca o 1º Salão Municipal de Livros de São Gonçalo!
Imagem: Divulgação/ PMSG.
A escritora Thalita Rebouças estará presente ao 1º dia do Salão.
Foto: Divulgação/ Bárbara Raso.
Meu digníssimo amigo Betinho, seria um excelente evento para nossa cidade, se algumas coisas não estivessem estranhas, parecendo mais a base de grana, tem uma NITPRESS de Niterói que não tem nenhum autor de valor nacional, Autores consagrados vindo a peso de ouro, os autores e entidades gonçalenses de arte e literatura esquecidos, a não participação da Secretaria de Cultura da cidade, tudo feito pela Secretaria de Educação, estranho tudo muito estranho..... A nossa cidade é um grande nicho para colocação casada de livros com porcentagem para este e aquele, precisamos ter cuidado, muito cuidado com as intenções por detrás deste evento, vamos ver.. Porém sem dúvida é muito interessante para nossa educação e cultura...
ResponderExcluir