Páginas

segunda-feira, 2 de março de 2015

Saúde sucateada de SG é mostrada no Fantástico.

    Ontem (01/03), mais uma vez São Gonçalo apareceu no Fantástico, e infelizmente o que se viu na reportagem não é nenhum motivo de orgulho para os mais de um milhão de habitantes dessa grande cidade, onde os governos insistem e tratá-la com se fosse uma pequena cidadezinha do interior. A equipe de repórteres do programa denunciou o estado de abandono dos postos de saúde Brasil a fora, e o primeiro "mau exemplo" mostrado vinha daqui, onde o Posto de Atendimento Médico - PAM do Coelho, localizado na rua Cândido Reis nº 98 - Coelho, sob responsabilidade da Prefeitura de São Gonçalo, teve seus problemas evidenciados na matéria, sendo chamado de "Posto não tem", não havia placa que identificasse a unidade de saúde, também não havia raio-X, enfermeiras, sala de medicação, seringas, e o mais absurdo, não havia sequer água, e alguns pacientes que se arriscavam ser "mau atendidos" no local, levavam água de casa para beber.

    "Parece uma casa abandonada, ninguém diz que isso aqui é um posto de saúde". Relatou uma paciente que esperava "atendimento". "Aqui tem caracterização de um pós-guerra. Parece que jogaram uma bomba e as pessoas retiraram e nós entramos para trabalhar". Revelou uma médica que trabalha na unidade.

    A equipe do Fantástico se limitou a falar do abandono do PAM Coelho, talvez por ter que mostrar muitas unidades em estado precário em outras cidades brasileiras, mas o caos na saúde gonçalense vai muito além do PAM Coelho, o PAM de Neves também encontra-se em péssimo estado de conservação, com obras inacabadas, buracos no teto e na parede e móveis quebrados, justo numa unidade que é responsável por realizar testes de HIV, o que falar do atraso nas construções das Unidades de Pronto Atendimento - UPAs de Nova Cidade e do Pacheco, e da Policlínica do bairro Vila Três, que teve sua construção iniciada na gestão da ex-prefeita Aparecida Panisset (PDT) e até hoje não foi concluída. Mas o caso mais alarmante vem do bairro Arsenal, onde o Serviço de Pronto Atendimento - SPA, que funcionava as margens da RJ-104, simplesmente foi fechado em 2010, ainda na gestão Panisset e nestes cinco anos de abandono, vem sendo alvo de inúmeras promessas de reabertura que até o presente momento ficaram apenas no papel.  Enquanto temos unidades em obras que se arrastam por anos, outras sem nenhuma condição de atendimento permanecem funcionando de forma precária, em meio a tanto descaso, o povo gonçalense se pergunta: não seria melhor fazer funcionar adequadamente as unidades já existentes? Não seria melhor realizar concurso público para a saúde do que inaugurar novas unidades sem estrutura? Não podemos deixar de citar ainda os baixos salários desses servidores públicos, um desestímulo para médicos, enfermeiros, técnicos, auxiliares, dentre outros profissionais.

    Por meio de nota, a assessoria de comunicação da Prefeitura de São Gonçalo limitou-se a dizer que o que não tem no PAM Coelho é encontrado em outras unidades de saúde do município. Veja AQUI a reportagem do Fantástico sobre as péssimas condições dos postos de saúde no Brasil.

Serviço de Pronto Atendimento do Arsenal fechado em 2010 encontra-se abandonado.
Foto: Severino Silva/ Agência O Dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário