Páginas

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Só nós podemos mudar!

É comum ouvirmos por aí que São Gonçalo é uma cidade cheia de problemas, que falta saneamento, que a saúde não é tratada com o devido cuidado, que a educação não é prioridade, etc... Mas hoje, gostaria de levar você cidadão a uma reflexão, primeiro vamos por alguns segundos dar uma pequena trégua aos políticos e tentar-mos entender o porque de tantos problemas. Então vamos lá: todos os dias ouvimos comparações entre Niterói e São Gonçalo, em tempo: Niterói é ex-capital de Estado, tem uma alta renda per capta, isso quer dizer que boa parte da população não estuda em colégio público, não utiliza a rede de saúde pública, etc... Ainda é bom que se saiba o orçamento da Prefeitura de Niterói para 2010 é de pouco mais de 895 milhões, isso para pagar o funcionalismo, fazer obras e manter a estrutura da máquina administrativa do município, lembrando que Niterói possui algo em torno de 500 mil habitantes, por outro lado São Gonçalo que nunca foi capital de Estado, ainda sofreu com supreções do município vizinho, perdeu o 6º distrito (Itaipú), hoje região oceânica de Niterói em 1940, e o bairro do Barreto, possui uma população de mais de 1 milhão de habitantes, com metade da renda per capta de Niterói, com uma população extremamente dependente dos serviços públicos e ainda assim um orçamento de 792 milhões ao ano, ora não é difícil entender que este seja um município muito mais difícil de administrar, cabe destacar que temos obtido avanços, o aumento da renda per capta gonçalense trouxe inúmeros investimentos privados que estão aumentando o nosso PIB (Produto Interno Bruto), a frota de veículos em São Gonçalo cresceu 87% em oito anos enquanto a de Niterói cresceu apenas 34%, o orçamento tem crescido substancialmente, enquanto o da nossa vizinha resgistrou um recuo de 19 milhões de 2009 para 2010. Estamos no caminho certo, mas nada vai mudar da noite para o dia, contudo podemos otimizar todo esse crescimento para fazer da nossa cidade um lugar melhor para se viver, aí vão algumas dicas:

1- Pagar em dia nossos impostos (regularizando situação de imóveis, efetuando o pagto. de IPVA, onde 20% é repassado ao município, regularizando ligações de água junto a Cedae, pois parte do ICMS incluído na conta também é repassado a prefeitura).

2- Realizando nossas compras no comércio da cidade (somos o 16º maior mercado consumidor entre todos os 5.564 municípios brasileiros, porém sofremos com uma grande evasão de divisas que poderiam contribuir para ruas asfaltadas, melhoria na saúde, educação e principalmente geração de empregos, tudo isso porque o gonçalense faz compras em Niterói, Rio e etc...Em tempo: exija sempre a nota fiscal independente do valor da compra).

3- Mantendo limpa a cidade (ouvimos dizer que São Gonçalo é suja, e colocamos a culpa nos políticos, mas será que a prefeita e os 21 vereadores sozinhos conseguem encher as ruas da cidade com tanto lixo? E seria a falta de coleta ou varrição os únicos responsáveis pela sujeira? Cidade limpa é a que mais se limpa ou a que menos se suja?).

4- Mudança de postura (não podemos mais viver a política do pão e circo, onde os eleitores trocam seus votos por cestas básicas e shows comunitários, pois é claro que políticos que se utilizam dessas práticas para obter votos vão passar 4 anos "juntando dinheiro" para: primeiro rever o valor investido, segundo reinvestir na mesma empreitada e a cidade continua esquecida).

5- Tratando o meio ambiente com o devido respeito (se não jogar-mos lixo nos rios, não desmatar-mos, reciclar-mos o lixo, não desperdiçar-mos água e energia elétrica, vamos viver numa cidade muito melhor! Já pensou se hoje todos os gonçalenses plantassem uma árvore cada um? Seriam 1 milhão de árvores plantadas só hoje. Pense nisso!).

6- Nossa cidade pode não ser a mais bonita e desenvolvida do mundo, mas com toda certeza não é a mais feia e subdesenvolvida, portanto, tenhamos otimismo e lutemos por uma São Gonçalo melhor todos os dias. SIM NÓS PODEMOS!!! 

3 comentários:

  1. Muito bom o texto.É isso ai, não adianta reclamar, é preciso se concientizar e tomar pra si tambem responsabilidades que costumamos a jogar sempre nas costas do poder público.
    Na Real, sempre se compara as duas cidades, mas nunca havia pensado sobre esse ponto de vista que você touxe a tona.
    Parabens...

    ResponderExcluir
  2. Interessante o texto. Todo gonçalense deveria lê-lo, ainda mais aqueles que enchem a boca para falar mal da cidade.

    Curiosidade: onde você conseguiu os dados sobre o crescimento da frota de veículos?

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Eduardo muito obrigado pelo seu comentário! Respondendo a sua pergunta, foi divulgado no portal G1 de notícias no dia 25/10/2009 uma reportagem sobre o crescimento da frota de veículos em todo o país nos últimos oito anos, onde SG aparece na 15ª posição de maior crescimento percentual, no site do IBGE existe dados também, embora o da frota de veículos seja referente a 2006. O link sobre a reportagem do portal G1 é: http://g1.globo.com/Noticias/Carros/0,,MUL1352939-9658,00-FROTA+DE+VEICULOS+CRESCE+ATE+EM+OITO+ANOS+NAS+MAIORES+CIDADES+DO+PAIS.html

    ResponderExcluir