Páginas

segunda-feira, 21 de março de 2011

A importância de se exigir a nota fiscal.

   Quando procuramos um posto de saúde e não encontramos medicamentos, quando ao procurar vaga em uma escola pública para nossos filhos ouvimos que não há vagas, quando observamos que muitas ruas da cidade não possuem pavimentação, redes de água, coleta de esgoto, enfim.. a primeira reação que temos é culpar o governo. Mas será que estamos fazendo a nossa parte? O dever de casa? Hoje pela manhã me dirigi a uma loja de ferragens em Santa Luzia, a loja estava lotada, observei que as pessoas ali presentes estavam comprando muitos ítens, ao ser atendido pedi uma fechadura de portão, que custou R$ 26,50, paguei com cartão de débito, digitei a senha e ao perceber que o vendedor só me dera o comprovante da máquina do cartão disse a ele: "me dê a nota fiscal por favor", só assim ele digitou a minha compra no caixa registrador e me deu a nota, no final da mesma estava lá: total do ICMS: R$ 5,04. Mas o pior de tudo é que ninguém mais além de mim pediu a nota fiscal, um sr. que estava do meu lado comprou a mesma fechadura e mais outros ítens e foi embora sem pedir a nota, fiquei imaginando quantos milhões de reais o governo deixa de arrecadar somente em São Gonçalo, uma verba que não podemos de forma nenhuma abrir mão, justo numa cidade que é considerada a maior cidade dormitório do país e que possui uma das mais baixas arrecadações de impostos por habitante de todos os municípios brasileiros, lembrando que ao pedir a nota fiscal não estamos pagando nada a mais na mercadoria, mas se não pedir-mos o valor do imposto será cobrado da mesma forma, a diferença é que ele não vai para o hospital, para a escola, para pavimentar sua rua, etc.. ele vai para o bolso do empresário. Para terminar, ao sair da loja vi uma gari varrendo a rua, vi uma viatura da PM patrulhando a região, e não pude deixar de pensar na importância da atitude que tomei.

Obs: O ICMS (Imposto sob Circulação de Mercadorias e Serviços) é um imposto estadual, porém 20% da arrecadação desse imposto é repassado para a prefeitura da cidade onde o produto foi vendido ou o serviço foi prestado. Por isso é tão importante valorizar o comércio gonçalense. Se você conhece algum estabelecimento que se recusa a emitir nota fiscal, denuncie através do tels. do Procon: 151 e da ouvidoria da ALERJ: 0800-282-7060.

Nota fiscal da compra. Foto: Roberto Couto.

Um comentário:

  1. Esses dias estive em um salão de beleza em Laranjal e fiz uma escova progressiva e as unhas no qual somaram o valor de 165,00. Receiosa com o resultado da escova pedi a nota fiscal e ouvi a seguinte resposta´´ Aqui agente não da nota fical, o comprovante do cartão de crédito serve. Fui embora insatisfeita e como imaginava odiei o resultado da escova na qual me custou 150,00. Retornei ao salão e reclamei e mais uma vez pedi a nota e ouvi a mesma coisa, vi que ela não resolveria meu problema de fato e tomei a iniciativa de falar com a mesma que estava cometendo um crime me negando o que é meu de direito. Rapidamente ela citou em devolver os 150,00. Conclusão: A nota fiscal além de ser importante para contribuir nos impostos da cidade é uma comprovação em casos de eventuais problemas, o comprovante do cartão de crédito não prova nada em Juízo, e nos casos de pagamento em dinheiro pior ainda, vc não tem garantia de nada! Ahhh vale ressaltar que o comprovante do cartão tinha endereço de Piratininga, ou seja cadê o imposto para SG?

    ResponderExcluir