Páginas

domingo, 17 de abril de 2011

Santa Luzia nunca mais será a mesma.

   O bairro de Santa Luzia é um importante bairro do 3º distrito de São Gonçalo, localizado a menos de 5 Km de Alcântara é um bairro populoso, extenso e com atividade comercial de destaque entre os bairros do 3º distrito.
  
   Agora, uma das maiores conquistas da história desse bairro está se tornando realidade, trata-se da pavimentação de cerca de 2,5 Km da via mais importante da região que estão sendo executadas por operários da Prefeitura de São Gonçalo, promovendo um antigo sonho dos moradores, a ligação rápida e confortável com a BR-101. 

   A pavimentação da Avenida Santa Luzia é de fundamental importância para a instalação de empresas que estão chegando ao bairro vizinho, Guaxindiba e também a própria Santa Luzia. Pelas ruas do bairro que tem em seu acesso principal a rodovia Amaral Peixoto (RJ-104), circulam diariamente mais de 10 mil veículos e 30 mil pessoas. O comércio é bastante variado; são três postos de combustíveis, lotérica, lojas de departamentos como a Caçulinha e de redes que surgiram ali como a Wolf Store e Wolf Kids, Ótica, 5 farmácias, entre elas a rede de drogarias Ella também originária do bairro, além de um grande supermecado, duas academias, auto peças, e outras dezenas de pequenas lojas. Mais nem só de comércio vive Santa Luzia, o Centro de Distribuição de bebidas da AMBEV de São Gonçalo/ Niterói está em Santa Luzia há mais de 10 anos, pequenas indústrias de materiais plásticos também fazem parte da realidade do bairro. O ex-prefeito Edson Ezequiel quando inaugurou a casa do futuro (a primeira de São Gonçalo) em Santa Luzia em seu discurso enfatizou: "-Vocês não sabem a importância que este bairro tem para a economia de São Gonçalo".

   A pavimentação da Av. Santa Luzia beneficia ainda alunos do Colégio Estadual Dom Antônio de Almeida Moraes Júnior e milhares de moradores de conjuntos habitacionais como o Residencial N. Sra. Auxiliadora entre outros, construídos na última década pela Prefeitura de São Gonçalo em convênio com a Caixa Econômica Federal através do PAR (Programa de Arrendamento Residencial). 

Av. Santa Luzia é uma importante via da região.


A construção do passeio público (calçada) dá segurança aos pedestres. 
 

Muro do C. E Dom antônio à esquerda.


 Galerias de águas pluviais foram construídas.


Grandes empresas começam a se instalar na região.


Trecho final da Av. Santa Luzia é preparado para receber asfalto.


 Ligação com a BR-101 será muito mais rápida.


Residencial N. Sra. Auxiliadora, moradia para centenas de famílias.
Fotos: Roberto Couto de Carvalho.


3 comentários:

  1. ms ficou uma porcaria... a calçada nem da p passar ta lotada d mato quebradas e algun spontos nem terminaram d fazer... cade as sinalizaçoes nos quebra molas.... aff na verdade so tapeou

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pow o asfalto ficou bom mais do que adianta ter asfalto e n ter uma calcada decente quase somos atropelados pois a calcada esta tomada de mato temos que andar no meio da rua;as calcadas tao quebradas...concordo com vc

      Excluir
  2. Não Ligou a BR e tem um buraco enorme no Posto.

    ResponderExcluir