Páginas

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Saneamento a todo vapor em São Gonçalo.

    Técnicos da Secretaria Estadual do Ambiente vistoriaram no último dia 26/06 as obras de saneamento ambiental dos rios Imboaçú e Alcântara. De acordo com o secretário do Ambiente, Carlos Minc, e a presidente do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), Marilene Ramos, as obras seguem o padrão adotado na recuperação ambiental dos rios Botas, Iguaçú e Sarapuí, na Baixada Fluminense.

    As obras de saneamento ambiental dos rios Imboaçú e Alcântara, orçadas em R$ 140 milhões, incluem a coleta e o tratamento de esgotos, melhoria da coleta de lixo em seu entorno, construção de 5 eco-barreiras para evitar que o lixo flutuante chegue a Baía de Guanabara, aumento da oferta de água potável, desapropriação e reassentamento das famílias que vivem as margens dos rios, recuperação da mata ciliar (as margens dos rios) para evitar o assoreamento e construção de um atracadouro para os pescadores.

    Em breve, segundo Minc, será licitada a obra de construção da Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) do Alcântara, projeto que também faz parte do saneamento ambiental da bacia do rio Alcântara. O secretário informou ainda, que a recuperação do rio Imboaçú, que antes seria feita num trecho de 4.400 metros, agora será realizada em toda a extensão do rio, ou seja, 8.200 metros, chegando até a sua foz, na Baía de Guanabara. Veja abaixo o vídeo da visita aos canteiros de obras:

Carlos Minc e Marilene Ramos visitam as obras em SG.
Vídeo: Divulgação/ Governo do Estado do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário