Páginas

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Mais água para São Gonçalo.

    Será inaugurado amanhã, (26/06) o reservatório de água Marques Maneta, no Barro Vermelho em São Gonçalo, cerca de 200 mil habitantes de 23 bairros da cidade serão beneficiados com a operação do reservatório, que teve suas obras concluídas após 12 anos de abandono.

    A capacidade de armazenamento do reservatório Marques Maneta é de 20 milhões de litros de água, ou 20.000m³ . Serão atendidos pelo sistema os bairros: Engenho Pequeno, Santa Catarina, Porto da Pedra, Paraíso, Boa Vista, Neves, Gradim, Tenente Jardim, Barro Vermelho, Covanca, Zumbi, Mangueira, Porto Velho, Venda da Cruz, Vila Lage, Porto da Madama, Patronato, Pita (parte), Parada 40, Porto Novo, Brasilândia (parte), Bairro Rosane (parte), tendo sido cadastrados 55 mil imóveis com hidrômetro.

   Este ano a Cedae já colocou e operação o reservatório do Colubandê, que tem capacidade para armazenar 10.000m³ de água e que beneficiou os moradores dos bairros: Rocha, Galo Branco, Mutondo, Lindo Parque e Zé Garoto. Outros três reservatórios estão sendo construídos pela empresa em São Gonçalo, são eles: Ipiíba (400m³), Rio do Ouro (500m³) e Santa Izabel (1.000m³). Também estão sendo executadas obras na Estação de Tratamento de Água-ETA Laranjal, que vão aumentar em 60% a oferta de água para São Gonçalo, passando de 4.600 litros por segundo para 7.000 litros por segundo de água tratada. 

   Todo esse investimento faz parte de um pacote de obras do Programa de Aceleração do Crescimento-PAC, e são fruto de um compromisso assumido em 2008, quando a Prefeitura de São Gonçalo renovou o contrato de distribuição de água e tratamento de esgotos com a CEDAE, contrato esse que encontrava-se vencido a mais de 10 anos, já que a responsabilidade pela captação e tratamento é do Estado e a distribuição é das prefeituras. Para assinar a renovação do contrato com a CEDAE ao invés de entregar a distribuição a iniciativa privada, a PMSG exigiu da empresa investimentos da ordem de R$ 140 milhões no saneamento básico da cidade.

Vista superior do reservatório Marques Maneta.
Foto: Alex Ramos/ O São Gonçalo.
  

Um comentário:

  1. Meu pai dizia,nao se faz remendo de pano novo em calsa velha.Nao dou 2 anos para ter proplemas neste reservatorio no b, vermelho

    ResponderExcluir