Páginas

quarta-feira, 13 de junho de 2012

A Manchester Fluminense está de volta!

   Nas décadas de 40 e 50 São Gonçalo vivia seu auge econômico e social, era chamada de Manchester Fluminense em alusão a cidade inglesa, uma das mais industrializadas do país da Revolução Industrial, diversas empresas como: Fundição Carioca, Fundição Hime, Cimento Mauá, Eletro Vidro, Fiat Lux, entre outras, conferiam a São Gonçalo o posto de cidade mais industrializada do antigo Estado do Rio de Janeiro, mas, o tempo passou, e sucessivos erros dos governos ocorreram, com a falta de incentivos para continuar investindo em terras gonçalenses, boa parte das empresas preferiram transferir suas atividades a outros cantos, como a Fiat Luz que foi parar em Curitiba-PR e a Cimento Mauá que foi para Cantagalo no interior do RJ, outras, simplesmente faliram e a cidade entrou num longo processo de decadência econômica.

   A baixa estima da população de São Gonçalo, o desinteresse de empresários pela cidade e o título de "maior cidade dormitório do Brasil" foram tristes capítulos da gloriosa história desse gigante fluminense, mas a cidade tem provado que não nasceu para ser apenas mais uma nesse universo de 5.565 municípios brasileiros, e que a Manchester Fluminense tem sim fôlego para provar que é São Gonçalo, para mostrar que é uma cidade amada pelos seus habitantes e admirada pelos visitantes, hoje, grandes projetos prometem um futuro melhor para a terra do Dr. Luiz Palmier, da educadora Estephânia de Carvalho, de Joaquim Lavoura, de Carequinha e de tantos outros filhos que contribuíram para o engrandecimento desse lugar. Veja abaixo alguns dos investimentos que estão mudando para melhor a economia e a imagem da cidade:




   Estação do trabalhador no Alcântara (à esquerda) é um investimento do Ministério do Trabalho com apoio da PMSG e promete centralizar todo o comércio ambulante num espaço organizado e confortável com sanitários, praça de alimentação e diversos serviços, numa espécie de shopping popular.







   O bairro de Alcântara terá mais organização e as calçadas estarão livres para os pedestres após a inauguração da Estação do Trabalhador, e a economia popular será incentivada.




   O Terminal Pátio Alcântara (à esquerda) é outro empreendimento que vai gerar muitos empregos (estimasse que gere após a inauguração 900 postos de trabalho), e desenvolvimento para a cidade.





   O Terminal Pátio Alcântara abrigará 5 linhas de ônibus, sendo 3 municipais: 37, 55, 55A e duas intermunicipais: 408 e 409.




   Empreendimento contará com um shopping acima do terminal composto com cerca de 70 lojas, entre elas: Leader Magazine, Di Santinni Store, Batata inglesa, Subway entre outras.


 


   Uma academia de ginástica e uma praça suspensa também farão parte do projeto do Pátio Alcântara.



   O Pátio Alcântara é fruto de uma Parceria Público Privada-PPP entre a PMSG e a empresa Garda, que terá 30 anos para explorar comercialmente o local, foi estabelecido na parceria, que 3% do lucro gerado será revertido para a Prefeitura de São Gonçalo.





 A imponente construção do Supermercado Guanabara (fotos) na Av. Jornalista Roberto Marinho, antiga Av. Maricá no Colubandê é outro importante investimento que movimentará a economica gonçalense, serão mais de 1.000 funcionários trabalhando no local.  O Complexo Guanabara contará ainda com dezenas de lojas em seu interior, a previsão é que tudo esteja pronto até setembro, mês de aniversário da empresa.




   O comercial Icon (abaixo) terá 451 salas em seus 13 andares, sendo 416 comerciais e 35 lojas e será um dos mais modernos centros comerciais da cidade.



O CIESG (Complexo Industrial e Empresarial São Gonçalo) em Guaxindiba, já está gerando milhares de empregos e deverá gerar 7 mil postos  de trabalho até 2015, várias empresas já estão no local, como: Log Shore, Chryso, Brasco, Kerneos, Parex, Aliança e outras como o laboratório Bbraun estão em via de instalar-se.


  









   Os empreendimentos imobiliários como o Monte Carlo (abaixo) no Colubandê estão cada vez mais verticalizando a cidade.





   O comercial Ofice Tower no Rodo (à esquerda) é mais um empreendimento a movimentar a economia e gerar emprego e renda para a população.




   A cidade da Justiça (à direita) vai abrigar o fórum regional de Alcântara, Defensoria Pública e Ministério Público, e terá um quartel do Corpo de Bombeiros com heliporto anexo.




   O Nova Jersey será um imobiliário ao lado do São Gonçalo Shopping. 



   A linha 3 do metrô é o grande divisor de águas para São Gonçalo, pois terá 11 estações na cidade e promete resolver boa parte dos problemas de mobilidade urbana na região Leste Fluminense.




Fotos: Roberto Couto de Carvalho, Arquivos do blog e Divulgação da internet.

3 comentários:

  1. Gostaria de ver investimentos pesados em infraestrutura, saneamento, transporte. Melhoria da qualidade de vida!

    ResponderExcluir
  2. Terra boa, tem 1 milhão ou mais de habitantes, pena que falta fábricas em abundância como antigamente. O outro problema são os mesmos do Rio de Janeiro ou atê do próprio país como um todo.

    ResponderExcluir
  3. São Gonçalo cada vez mais lastimável.

    ResponderExcluir