Páginas

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Saneamento básico para São Gonçalo até 2016.

    O Governo do Estado do Rio de Janeiro, anunciou que num prazo de dez meses a Estação de Tratamento de Esgotos (E.T.E) de Alcântara será realidade, além disso, a E.T.E do bairro Jardim Catarina, localizada próximo a rodovia BR-101, que apesar de estar pronta não funciona adequadamente por falta de ligações domiciliares, tubos e elevatórias para bombear os dejetos até a estação, receberá a infraestrutura necessária para operar com sua capacidade total.

    A E.T.E de Alcântara será construída na rua Vital Brazil, no bairro da Trindade, sendo responsável pelo tratamento de 750 litros de esgotos por segundo, e contando com uma elevatória que levará os dejetos do bairro Galo Branco e adjacências até a nova estação, serão construídas ainda, redes coletoras nos bairros do Colubandê e Mutondo, beneficiando de imediato uma população de 230 mil habitantes, chegando a 300 mil pessoas beneficiadas em 15 anos, com a possível ampliação do sistema para os bairros do Alcântara, Coelho e Jockey Club. As obras orçadas em R$ 800 milhões, fazem parte do Programa de Saneamento Ambiental dos Municípios do estorno da Baía de Guanabara (PSAM), e contam com o financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), numa parceria entre a CEDAE e a Secretaria Estadual do Ambiente (SEA). "O objetivo do programa é garantir uma melhoria substancial da balneabilidade das praias de mar aberto, bem como das praias da Baía de Guanabara". Informou o presidente da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (CEDAE), Vagner Victer.

    Outra preocupação da CEDAE é com a quantidade de lixo despejado de forma inadequada nos rios e córregos de São Gonçalo, lixo este que tem como destino a Baía de Guanabara, e que será alvo de ações da empresa. Todas as obras fazem parte de compromissos assumidos junto ao Comitê Olímpico Internacional (COI), para as jogos de 2016 no Rio de Janeiro. "Em 2016, nós vamos entregar a população, aos turistas e aos atletas uma Baía de Guanabara muito mais limpa." Discursou Victer.

Estações de Tratamento de Esgotos devem melhorar a condição das águas da Baía de Guanabara.
Foto: Divulgação/ Palácio Guanabara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário