Páginas

sexta-feira, 22 de junho de 2012

São Gonçalo terá novo mega shopping em 2016.

Engenheiro Sylvio Ennes é o responsável pelo projeto.
Foto:  Sandro Nascimento/ O São Gonçalo.

   Solo fértil para o desenvolvimento, a cidade de São Gonçalo mostra mais uma vez que há muito fôlego e espaço para o crescimento econômico e desenvolvimento social, e dessa vez, oito anos após a inauguração do São Gonçalo shopping e dois do Boulevard shopping a segunda maior cidade do Estado do Rio recebe a notícia de outro mega investimento, trata-se de um novo shopping, com previsão de aporte na casa dos R$ 150 milhões.
  
   O novo empreendimento será erguido na Avenida Jornalista Roberto Marinho (antiga Av. Maricá), no Alcântara, que terá também uma das maiores lojas do supermercado Guanabara sendo inaugurada em setembro. Um grupo de investidores apresentou o projeto do novo shopping que terá 265 lojas e 672 salas comerciais em duas torres de 15 andares, cinco salas de cinema, uma casa de shows e um supermercado distribuídos em 91 mil metros quadrados de área construída, se tornando um dos maiores shopping's center's do Rio de Janeiro e  sendo comparado aos grandes shopping's da cidade de São Paulo.

    As obras do novo shopping terão início em janeiro de 2013 e serão concluídas no prazo de 36 meses. "Vamos contribuir para a melhoria do trânsito na região, na medida em que teremos 2 mil vagas para estacionamento, totalizando 47 mil metros quadrados de área para esse fim, ajudando a resolver um grande problema do Alcântara que é a falta de vagas. Faremos um empreendimento que a cidade merece, que dê orgulho a todos os gonçalenses". Afirmou, Sylvio Ennes, engenheiro responsável pelo projeto.

   O empreendimento vai figurar entre os sete maiores shopping's do Estado. "Alcântara é um importante centro comercial e merece toda a atenção. Será um shopping no nível dos de São Paulo, que é conhecida pelos grandes empreendimentos". Disse, o engenheiro.
   
   Mil empregos serão gerados na fase de obras e outros três mil após a conclusão. O Made in Gonça parabeniza a cidade de São Gonçalo e os idealizadores do projeto por mais essa importante conquista, que vai gerar milhares de empregos e divisas para nossa cidade. Avante São Gonçalo, teu sobrenome é progresso!

 "Teu passado, cidade foi honroso, 
Teu futuro será maravilhoso"...
(trecho do hino de São Gonçalo).
Autor: Geraldo Pereira Lemos.



37 comentários:

  1. Sem dúvida é um investimento que São Gonçalo merece, porém não vejo que haverá alguma mudança no trânsito da cidade.
    Sou morador do centro do Alcântara e tenho visto o caos no trânsito por falta da infraestrutura do transporte público.
    O uso do estacionamento no shopping só será bom enquanto as compras, ou seja, os mesmos automoveis voltarão para as já abarrotadas ruas e estacionamentos do Bairro.
    O trânsito da cidade só melhorará com a vinda da linha 3 do metrô (que já virou lenda pois só aparece em época de eleição) e investimentos/quebra do monópólio do transporte rodoviário da cidade.
    Então chega a ser um tanto "utópico" dizer que o transito melhorará por conta de um "shopping".
    Enfim, espero que São Gonçalo deixe de ser cidade dormitório e se transforme em uma cidade geradora de empregos.
    Só para finalizar: O que Roberto Marinho fez em favor de São Gonçalo para ter seu nome posto ,contra o gosto da população, em nossa querida Av maricá?
    Temos tantos icones gonçalenses que poderiam figurar com o nome de Rua...Se é para homenagear um jornalista, por que não o Herzog ou Henfil?
    Roberto Marinho ninguem merece.

    Otávio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente com você Otávio. A mera criação de 2000 vagas de estacionamento pode na verdade é agravar o "nó" que o trânsito do Alcântara e adjacências já possui.
      Dia desses fui mostrar um imóvel em Vista Alegre e levei duas horas para ir do Mutondo até lá. O pior é que não havia nada no caminho. Nenhum acidente, nenhuma passeata, nada. Obviamente o interessando desistiu da compra. O Alcântara parece uma cidade sem lei. Um cartão postal de filme de terror. Simplesmente vergonhoso.
      Rita Sodré

      Excluir
    2. é roberto marinho ou seja av;já esta cheia de buracos ela poderia-se chamar obama...

      Excluir
  2. Avenida Maricá era um nome extremamente justo, pois é a memória da Estrada de Ferro Maricá que passava exatamente onde passa a avenida, que ligava Neves a Cabo Frio.

    Eu acho que a prefeitura, agora, se vê forçada a investir pesado na estrutura viária de Alcântara, caso contrário... Que venha o shopping...

    ResponderExcluir
  3. Não entendi uma coisa... Como pode haver Guanabara no shopping se o Guanabara já está construindo sua filial em frente ao Plínio Leite?

    Além disso, estou surpreso com o fato de o colega engenheiro ter dito que o estacionamento do shopping vai melhorar o trânsito na região. O estacionamento, naturalmente, vai piorar o trânsito na região. Os carros ficarão guardados lá dentro, mas e até entrar no empreendimento?! Poucas pessoas serão loucas de parar no shopping (pagando uma fortuna de estacionamento) para ir fazer alguma coisa no centro de Alcântara.

    Outra dúvida: estava previsto um shopping no Parque das Águas... O que será que farão com o terreno? Será que vão abortar o projeto e fazer outros residenciais, além do hotel? Estava previsto também um supermercado. Eu já perdi a conta de quantos terão na região de Alcântara...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acredito que sejá un enprendimento guanabara de vendas não alimentiçios pois mais un mercado é sacanagen

      Excluir
  4. Pois é, sem duvida sera um ótimo investimento, porém acredito que o transito ficará ainda mais caótico como ficou o do centro de São Gonçalo(Boulevard) e alem disso gostaria que alguem me informasse a localização exata pois nao vejo nenhum local grande o suficiente para construir um shopping de tal porte !
    E outra, com os preços absurdos cobrados pelo estacionamento acredito que ira piorar o trafego de carros pois irao parar carros na calçada o que será extremanete constrangedor para motoristas, tanto de onibus quanto de carros particulares. Ao inves de pensar no futuro deveriam as entidades pensarem no presente e tentarem dar um jeito naquela rua da feira infernal que é absurdamente incorreta com a passagem de carros,e se querem uma sugestão, que tal criarem um centro comercial e tirarem as barracas das ruas legalizando todas elas e deixar a rua para passagem apenas de pedestres e veiculos particulares.

    Que venham as soluções !

    ResponderExcluir
  5. Eduardo, o supermercado a ser construído no shopping ainda não foi revelado qual será. Talvez um Prezunic. Quem sabe? Ou o Walmart (que já cogitaram construir na região). Agora, sobre o shopping no Parque das Águas, acredito que tendo um shopping desses do outro lado da rua estaria fadado ao fracasso. Um grande hotel será muito bem vindo.

    Para melhorar o trânsito acredito que uma ponte paralela a RJ-104 na altura do Coelho ajudaria muito, pois criaria mais uma opção, aquela rua que sai no final da rua da feira (ponto final do 531) em direção a Av. Maricá pode ser alargada nesse trecho (rótula x Av. Maricá), com a desapropriação de menos de 10 casas, criando mais uma pista e mais espaço para pedestres.

    Outra importante obra que ajudaria a resolver o problema do trânsito em Alcântara é a ponte: Jardim Catarina x Trindade.

    ResponderExcluir
  6. Muito legal né, mas e nossa válvula de escape é a própria Av. Maricá que agora terá um super mercado Guanabara que por si só já cria um caos nos trânsito e agora tendo um shoping gigantesco vai melhorar ou diminuir o trânsito ???? Acho bom tudo isso ser pensado antes pois será um problema sério não ter um esquema muito bem adequado para SG que muito mal tem calçada para pedestre pois os carros e bares fazem da calçada lugar proíbido para nós e temos que andar no meio da rua.

    ResponderExcluir
  7. Eu gostaria de mencionar também no caso do estacionamento pois como o amigo Eduardo disse acima o maior lucro dos shoppings está sendo os carros por enquanto só existe um shopping que cobra valor único, Shopping BR 101 que cobra R$ 4,50 pelo dia todo será que isso será feito tb no Novo Shopping ? O lucro é tão grande que no RJ o shopping Nova America está expandindo e fazendo prédios para estacionamento e cobra a fração e na boa éum roubo, pelo valor cobrado e pelo gasto que temos no shopping para comprar no mercado, cinema e praça de alimentação.

    ResponderExcluir
  8. Maria Nazaé Costa Pereira27 de junho de 2012 às 17:51

    Onde será que irão construir esse Shopping? Qual altura da Av. Maricá? Não entendi, se vai ter um Guanabara nesse Shopping, pois será inaugurado em Setembro, o Guanabara nesta mesma avenida Maricá. Acho que não está bem explicado essa matéria. Fico feliz, pois Alcântara merece e precisa ter onde nos divertirmos, como: cinemas, uma boa casa de show, restaurantes, etc. Precisamos também em construir um bom hotel no município de São Gonçalo.
    Maria Nazaré Costa Pereira - 27 de Junho de 2.012.

    ResponderExcluir
  9. Oi Maria, na verdade o supermercado do shopping ainda não sabemos qual será, existe por exemplo comentários a cerca do interesse do Walmart em abrir uma filial na região, mas ainda não foi divulgado qual será o mercado do shopping. Sobre a localização, ele será no mesmo terreno onde houve o "São Gonçalo Gospel" e onde normalmente se instalam parques de diversões, em frente a empresa Yamagata, no entroncamento com a Estrada do Menezes, no bairro Jardim Alcântara.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Betinho,
      Vc menciona que o tal shopping será "em frente a empresa Yamagata, no entrocamento com a Estrada do Menezes, no bairro Jardim Alcântara". Esse terreno é aquele da Yamagata onde hoje há galpões abandonados, ao lado do rio, em frente ao Condomínio Parque das Águas ou é em outro terreno do lado oposto, onde está o Parque das Águas? Agradeceria uma resposta. Obrigado. Jorge

      Excluir
    2. Boa noite Jorge, o terreno do shopping é aquele grande terreno baldio do outro lado da Av. Maricá, ele fica do lado direito da via no sentido Alcântara (onde ficavam os parques e onde houve o São Gonçalo Gospel). Um grande abraço.

      Excluir
  10. A prefeitura podia aproveitar e fazer uma ligação direta por viaduto para a Niterói manilha rj104.desviando direto para a via aqueles que não se dirigem para o centro do alcântara. Outra medida é proibir terminantemente parar ou estacionar na avenida maricá. Praticamente, por toda a via, temos apenas 1 pista por causa dá falta de respeito dos motoristas que param onde e como querem sem se importar com ninguém. Merecem multas altas e vigilância permanente.

    ResponderExcluir
  11. Boa noite a todos, alguém comentou comigo que esse shopping seria da rede IGUATEMI, isso procede ou não tem nenhum fundamento... Sou morador do Parque das Águas e estou demasiadamente feliz com a possibilidade de ir ao cinema sem tirar meu carro da garagem... SENSACIONAL!!!

    ResponderExcluir
  12. Isso sera mto bom pra av marica. Como morador da trindade fico muitíssimo. feliz. assim tera um shopping. q alcantara tanto precisa e o melhor nao prescisarei ir ao Boulevard. e nem ao sao goncalo shopping , mas me diz uma coisa:ñ havera uma ligação. da BR101 com alcantara. margeiando o rio Alcântara ... assim desafogara o trânsito. la. e podemos esfregar na cara dos pessoal de Niterói q. detesta o pessoal de sao goncalo q tera mais um super shopping. ...

    ResponderExcluir
  13. De fato há um projeto para ligar o Alcântara a BR-101 margeando o rio Alcântara, projeto esse sugerido por mim e que a Prefeitura de São Gonçalo orçou em R$ 150 milhões, mas não há previsão para ser colocado em prática.

    ResponderExcluir
  14. Po 150.milhões. da para fazer muito bem essa obra e rapita pois e um carater emergencial pois com o Guanabara. e esse novo shopping. o trânsito. vai dar um nó

    ResponderExcluir
  15. Po 150.milhões. da para fazer muito bem essa obra e rapita pois e um carater emergencial pois com o Guanabara. e esse novo shopping. o trânsito. vai dar um nó

    ResponderExcluir
  16. Ahh ouvi dizer tambem sobre um projeto. de restauraçao ou melhor. a demoliçao. do viaduto. do Alcântara. para transforma lo em um mergulhao. essa afirmaçao se confirma ou. isso e so boato.

    ResponderExcluir
  17. Ahh ouvi dizer tambem sobre um projeto. de restauraçao ou melhor. a demoliçao. do viaduto. do Alcântara. para transforma lo em um mergulhao. essa afirmaçao se confirma ou. isso e so boato.

    ResponderExcluir
  18. Hoje vi dois tripes de sondagem na Av imboassu no Bairro Brasilandia poderiam informar qual o projeto que a prefeitura ou estado vao fazer?

    ResponderExcluir
  19. Provavelmente é a sondagem do solo para a execução do trabalho de recuperação do Rio Imboassú que será feito pelo Governo do Estado e consiste na retirada de 400 famílias das margens do rio, canalização e recuperação da mata ciliar e tratamento do esgoto, o mesmo será feito com o rio Alcântara, num investimento total de R$ 400 milhões.

    ResponderExcluir
  20. Acredito que pelo grau de investimento em imóveis residenciais de alta qualidade, salas comercias ao nível da Barra da Tijuca, com grandes profissionais autônomos que já planejam mudar seus consultórios e escritórios para o Parque das Águas, grandes redes de mercados e o shopping Iguatemi, que o centro de alcântara( em comparação com a rua da feira) com o tempo será lá. Acho o máximo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parque das Águas? Tá bom, deixa eu rir....

      Excluir
    2. Sou morador do parque das aguas...isso aqui nem pronto está...e duvido muito se vai sair do papel tudo que prometeram
      Tá bom, deixa eu rir também...kkk

      Excluir
  21. Gostaria de saber quando se iniciaram a obras deste shopping, desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  22. A previsão segundo os construtores era de iniciar as obras já neste mês de janeiro, porém, há uma série de fatores que podem levar a um atraso no início das obras, relacionados a licença ambiental, licença de obras, enfim...

    ResponderExcluir
  23. Pelo jeito era trololó para a campanha política do Konder. Assim como foi a obra desastrosa da Avenida Maricá (a engolidora de carros).

    ResponderExcluir
  24. Ligar o Alcântara a BR-101 é história pra boi dormir.
    O estado não tem a minima vontade em melhorar a região metropolitana.
    A linha 3 do metrô é um exemplo disso..nunca saiu do papel e não sairá.
    o dinheiro estadual só é gasto na barra da tijuca e na zona sul do RJ.
    Resumindo, São Gonçalo tem que contar com si mesmo.
    Seria bom se os politicos de SG se inspirassem nas cidades do interior paulistas que cresceram regionalmente sem precisar da ajuda do estado.

    Na boa, esqueçam o governo estadual.

    ResponderExcluir
  25. Galera, parece que o Shopping Alcantara vai sair mesmo, e não vai ser no terreno onde atualmente está sendo ocupado por um parque de diversões. Vai ser em frente, ou seja, o shopping ficará no terreno da Yamagata, e terá entrada tanto pela Av. Maricá como pela Est. dos Menezes (Parque das Águas). O terreno já está sendo demarcado e em breve as obras terão inicio.

    ResponderExcluir
  26. Que venha mais Shoppings e mais shoppings kkk Estão esperando a linha 3?Esqueçam ,nunca virá,ou pelo menos daqui uns 20 anos,querem as barcas Gradim -Pça XV ,tb não,gente,pelo amor de Deus,com passeata ou sem passeata não se constrói obras desse porte,shopping é iniciativa privada com algum apoio público,querem obras cobrem na cãmara não criticando mais desenvolvimento,muita ingenuidade achar q reclamando da construção de mais um possível shopping vão pensar no esgoto na frente dele ou no congestionamento da Maricá,aPrefita peitou o MP e acabou com uma Pça Pública e lá está o Pátio Alcantara quase pronto,eu disse uma PRAÇA PÚBLICA,colocaram tb o maior Guanabara ou um dos maiores na Av.Maricá.Gente ,vamos apelar de outra maneira.Enquanto isso,façam mais e muito mais shoppings,e tudo mais kkk.Se não der pra sair com o carro pegue o Galo Branco seus egóístas que reclamam e nem sabem o significado do transporte solidário,aliás,saem com os carros vazios mas não ajudam.Pronto falei.Mais shopping empresários,quem sabe mais um ao lado do Iguatemi kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  27. até agora eu não viii nenhuma construção de shoping na avenida maricá, acho q isso foi um alarme falsso

    ResponderExcluir
  28. Até agora nada
    Devem ter mudado de idéia ��

    ResponderExcluir
  29. Pelo jeito, vai sair junto com a linha 3 do metrô.

    ResponderExcluir