Páginas

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Reciclagem de entulho, uma boa saída para SG.

    São Gonçalo é hoje a 16ª maior cidade do país, com uma população na casa dos 1.016.128 habitantes segundo estimativa do IBGE-2012, uma cidade composta por 93 bairros espalhados por 5 distritos e um total de 6.420 ruas e avenidas, contudo, o município ainda possui uma receita orçamentária muito aquém da sua grandeza, administrar uma cidade como essa requer habilidade e sobretudo criatividade.

    Ao percorrer as ruas do município, é comum ver centenas, milhares de ruas sem rede de drenagem e pavimentação, resultado de um crescimento desordenado, do esvaziamento econômico e de governos pouco comprometidos com o desenvolvimento da cidade, enfim, há muito o que ser feito para mudar a realidade das nossas ruas, e hoje, eu gostaria de apresentar uma solução barata, simples e que reduz em até 30% os custos com a pavimentação de ruas, além de ter um retorno ambiental inestimável. 

    Um projeto desenvolvido pela Prefeitura de Guarulhos-SP (cidade que possui uma população equivalente a de São Gonçalo), tem dado muito resultado na melhoria das ruas daquele município, com baixo custo para a municipalidade, trata-se de uma usina de reciclagem de entulho de obra, onde o material é recebido em 16 postos espalhados pela cidade e depois é triturado e vira base para a pavimentação de ruas e blocos de cimento usados para o mesmo fim, o resultado é o seguinte: qualidade superior, economia para os cofres públicos e um grande ganho ambiental. o maquinário utilizado no processo custou pouco mais de R$ 1 milhão (bem menos que a máquina que produz asfalto na usina do bairro Água Mineral). Prefeito Neilton Mulim, pense nesta idéia! Veja abaixo o vídeo explicativo do projeto:


Um comentário:

  1. Tai uma boa noticia !!! preucupaçao com o meio ambiente. e garantia de urbanização.eficaz. fazendo as pazes. com a natureza! Além.de economia. de dinheiro. e boa qualidade. espero q o prefeito olhe esse exemplo de Guarulhos. q e uma cidade tao grande quanto a nossa. Se eles podem fazer isso. porque nós. ñ podemo? PHCG

    ResponderExcluir