Páginas

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

São Gonçalo e sua história: Capela N. Sra. da Luz.

    Construída por escravos em 1647 a mando do Capitão Francisco Dias da Luz, a Capela Nossa Senhora da Luz, localizada na bucólica praia que recebeu o mesmo nome do templo religioso, é uma das capelas mais antigas do Brasil. Uma das suas caracteristicas mais marcantes, é o fato dela estar localizada a beira mar, já que era costume da época construir igrejas no interior do território.

    Após um naufrágio ocorrido na atual Baía de Guanabara, o Capitão Francisco Dias da Luz, um português da região do Faro, que residia na Capitania da Bahia, fez uma promessa a Nossa Senhora da Luz, santa a qual era devoto, que se sobrevivesse aquele naufrágio, mandaria erguer uma capela em sua homenagem no local onde pisasse em terra firme, Francisco sobreviveu e cumpriu sua promessa, o que justifica a edificação da capela a beira mar.

    A Capela Nossa Senhora da Luz está localizada nas terras da Fazenda da Luz, atual Ilha de Itaóca no primeiro distrito de São Gonçalo, possui fachada em estilo barroco, a sala da sacristia tem piso original em pedra, telhas originais moldadas nas coxas dos escravos, em seu interior, estão as imagens de Santana, São Gonçalo do Amarante e de Cristo crucificado, esta última com um metro de comprimento, todas estas imagens originais da época em que a capela foi erguida. Uma curiosidade, é que a escritora inglesa, Maria Graham, desenhou uma tela retratando a capela e a fazenda, obra esta que se encontra exposta no Museu Britânico em Londres.

    Desde 1985, a Capela Nossa Senhora da Luz faz parte do patrimônio municipal de São Gonçalo, o acesso a região pode ser feito de carro, ou de ônibus (linha 31 da viação Tanguá), que sai do Carrefour de Neves, passando pelos bairros Paraíso, Zé Garoto e Centro, seguindo via Dezoito do Forte, com ponto final na Praia da Luz. Visitas podem ser agendadas pelo telefone: (21) 99434-9535, responsável: Estela.



Fotos: Divulgação/ internet.

Um comentário:

  1. a parte dos escravos meus antepassados lamentavel né deveriam construir estatuas em homenagens a els tambem ai

    ResponderExcluir