Páginas

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Entrevista com a deputada Alice Tamborindeguy.

  
Foto: Assessoria de Comunicação/Alice Tamborindeguy.

   Com o objetivo de ampliar o conhecimento político da população gonçalense e ainda auxiliar o eleitor na hora de avaliar seu candidato, o Made in Gonça inicia uma série de entrevistas com os pré-candidatos a Prefeitura de São Gonçalo. Hoje, a nossa entrevistada é a ex-Deputada e Presidente do PP gonçalense Alice Tamborindeguy.

(Made in Gonça): Pré-candidata Alice Tamborindeguy, bom dia! Se a sra. vencer o próximo pleito qual será seu primeiro objetivo como Prefeita de São Gonçalo?

(Alice Tamborindeguy): Eu acho que uma das prioridades é a questão da saúde, porque a saúde não espera, e saúde é priorizar o saneamento básico, a limpeza da cidade, pois a cidade tem que ser uma cidade limpa como o Rio, Niterói, afinal de contas todos pagam impostos para isso. Eu sou do Partido Progressista, que é da base do governo da Presidenta Dilma, e é responsável pelo Ministério das Cidades, que detém toda a verba para saneamento básico do Brasil. É necessário também, que os postos médicos funcionem 24hs por dia em cada um dos cinco distritos, pois quando uma pessoa passa mal em Santa Izabel por exemplo ela tem que ser atendida por lá e não no Centro da cidade, tem ainda a questão do dependente químico, que hoje não encontra tratamento gratuito em São Gonçalo, temos que fazer uma secretaria para as pessoas com necessidades especiais, como: surdos, mudos e cadeirantes. Na questão da educação temos que investir na construção de creches, pois há um déficit de 100 mil crianças fora das salas por falta de vagas, temos que investir no meio ambiente através da melhoria da limpeza urbana, por exemplo no bairro de Alcântara onde vamos fazer um projeto urbanístico, pois o bairro já não comporta a atual situação. Com relação ao transporte temos que promover a gratuidade a estudantes, idosos e deficientes físicos e que eles possam entrar em qualquer ônibus ao invés de poderem usar apenas um veículo específico.

(Made in Gonça): Na sua opinião, qual é a maior carência de São Gonçalo hoje?

(Alice Tamborindeguy): Saúde.

(Made in Gonça): São Gonçalo terá 12 estações da linha 3 do metrô. O que a prefeitura da cidade pode fazer para ajudar a organizar o trânsito e integrar outros meios de transporte a futura linha 3?

(Alice Tamborindeguy): Temos que rever a questão do transporte que está deixando muito a desejar na cidade, os ônibus atrasam, a demanda é muito grande, tem a questão do bilhete único que pode ser implantado em São Gonçalo e isso é extremamente importante e também precisamos fazer um projeto urbanístico para abrir as vias e desafogar o trânsito, não podemos aceitar o que hoje acontece com o Alcântara onde o trânsito deu um nó e isso antes do shopping, do guanabara e da refinaria começarem a funcionar, imagina depois dessas três coisas estiverem a pleno vapor, aí é que não se anda mesmo.

(Made in Gonça): Com relação ao transporte aquaviário (barcas) para SG. O que pode ser feito para que esse antigo projeto saia do papel?

(Alice Tamborindeguy): A Petrobrás está construindo um porto na Praia da Beira e depois de pronto, eu acho que será possível sim a ligação de São Gonçalo com o Rio de Janeiro, eu sempre me questionei sobre isso e sempre tive a resposta de que não havia calado (profundidade) para implantar as barcas, mas com a implantação do porto o calado não será problema. São Gonçalo precisa de um prefeito, uma prefeita que lute pela cidade, como o prefeito de Niterói luta pela sua cidade e conseguiu construir uma rodoviária sem nenhum tostão da prefeitura, usando apenas recursos dos empresários, e São Gonçalo em pleno século 21 enfrenta até hoje um problema sério de água e que tem que ser resolvido de uma forma ou de outra, pois água tratada é questão de saúde pública.

(Made in Gonça): São Gonçalo tem mais de um milhão de moradores. É uma cidade importante para o Rio de Janeiro e para o Brasil, mas não recebe a mesma atenção que cidades bem menores e ainda é pouco promovida fora do Estado. O que a prefeitura pode fazer para divulgar mais a cidade e desenvolver o turismo na região?

(Alice Tamborindeguy): A prefeitura deixou ruir a fazenda Engenho Novo, a fazenda caiu, e era tombada pelo patrimônio histórico, como é que o prefeito que é a autoridade maior do município  deixa um patrimônio como esse se perder? Isso é história é a alma da cidade é resgatar as origens, deixaram ruir o palacete do Mimi, a fazenda Engenho Novo, como podemos pensar em turismo sem preservar a nossa memória? A nossa cultura? Outro ponto, é que para haver turismo, a cidade tem que estar limpa, Alcântara atrai milhares de pessoas de diversos lugares e não oferece estrutura a toda essa gente, o bairro de Alcântara precisa ser limpo, tem que ser a "zona sul" de São Gonçalo, resgatar a cultura é fazer pequenas ações juntas como: limpar a cidade, preservar nosso patrimônio e cuidar da nossa imagem.

(Made in Gonça): Na questão das moradias populares, sabemos que existe uma grande carência nessa área, o que acaba abrindo espaço para a favelização com a ocupação irregular de morros, dos manguezais e das margens da antiga linha férrea que corta a cidade. O que a sra. pretende fazer para amenizar esses problemas?

(Alice Tamborindeguy): Nós temos um déficit muito grande na habitação popular, porque culturalmente não temos o hábito de investir em projetos habitacionais, e eu acho que essa é uma questão muito importante, porque dinheiro tem para investir, mas ele está em Brasília, é necessário fazer projetos e levá-los a Brasília para garantir recursos não só do Ministério da Habitação, mas do Ministério da Educação, da Saúde, das Cidades, da Segurança, enfim, de todos os Ministérios e eu acho extremamente importante, até porque existe muita área em São Gonçalo que pode ser beneficiada com o projeto Minha casa Minha vida.

(Made in Gonça): São Gonçalo tem hoje um orçamento próximo de R$ 800 milhões anuais, e embora tenha registrado aumento constante de arrecadação, ainda arrecada bem menos que cidades de menor porte e a sua população é carente de serviços públicos como: saúde, educação, saneamento básico, que dependem dessa receita. O que pode ser feito para ampliar os investimentos e gerar emprego e renda em maior escala?

(Alice Tamborindeguy): De fato é um orçamento que deixa muito a desejar para uma cidade do porte de São Gonçalo que tem muitos problemas, eu costumo dizer que onde você for em São Gonçalo existem problemas e coisas a fazer, a única coisa que não se deve mexer na cidade é na população que é alegre, hospitaleira, e tem um astral muito bom, no mais tudo há de se fazer, temos que fazer projetos e ir para Brasília para "arrancar" dinheiro dos Ministérios para investir no município, agora quem não tem projetos não tira dinheiro de lugar nenhum, não traz dinheiro para sua cidade, nós temos que atrair ainda investimentos para gerar emprego, e isso se faz com isenção de ISS (Imposto Sobre Serviço), dando concessões, benefícios para que São Gonçalo vire um pólo atrativo e que as empresas queiram estar aqui ao invés de outras cidades, pois isso é lucrativo para a cidade na medida que gera milhares de empregos e o dinheiro circula aqui dentro.

(Made in Gonça): A cerca do meio ambiente, em seu governo qual será a postura de prefeitura com relação a coleta seletiva de lixo e as áreas degradadas como: manguezais e a APA do Engenho Pequeno?

(Alice Tamborindeguy): Eu acho muito importante investir na varrição das ruas, na coleta seletiva, na preservação dos manguezais e na APA do Engenho Pequeno, tudo isso faz parte uma política ambiental correta, mas é primordial melhorar a coleta do lixo e a varrição iniciando por um projeto piloto em que seja definido qual é a "zona sul" de São Gonçalo, como é que se pode mapear isso, pois nós não temos um lugar em que se diga  "nossa aqui é a zona sul de SG", "aqui é muito limpo", partindo por exemplo do Alcântara que é o maior pólo de comércio de São Gonçalo e que atrai pessoas de todos os lugares vamos promover a limpeza de toda a cidade, temos o exemplo do Rio de Janeiro em que você vai da zona sul a zona norte e a cidade é uma cidade limpa, temos que definir o zoneamento urbano de São Gonçalo, temos que planejar a cidade, mas é muito importante termos uma prefeitura que opere, onde o cidadão ligue para um cal center e peça para ser trocada uma lâmpada, uma poda de árvore, o concerto do banco de uma praça, que o buraco seja tapado, enfim.

(Made in Gonça): São Gonçalo ainda não possui um estádio de futebol, um teatro municipal e uma rodoviária intermunicipal, apesar de ter uma enorme demanda por equipamentos como esses. O que o seu governo fará para mudar esse quadro?

(Alice Tamborindeguy): Eu tenho vontade de fazer um estádio de futebol em São Gonçalo, porque toda cidade tem seu estádio e eu acho importante São Gonçalo ter o seu até porque aqui temos grandes atletas e a copa do mundo está aí, as olimpíadas, e podemos fazer isso através de parcerias público-privadas e ainda conseguir recursos em Brasília, eu acho que tudo depende da vontade política do governante em trazer as coisas para cá, por exemplo, em Tribobó em consegui a construção de uma escola que leva o nome do meu pai Mario Tamborindeguy e possui 600 alunos, eu trouxe o Hospital Geral para a cidade no Colubandê, trouxe a DEAM (Delegacia de Atendimento as Mulheres) e tudo isso eu consegui sendo da base do governo, agora eu sou da base do governo da presidenta Dilma, então fica fácil trazer obras e recursos para a cidade.

(Made in Gonça): No aspecto da segurança pública. No seu governo, qual será o papel da prefeitura no âmbito da segurança?

(Alice Tamborindeguy): Podemos começar essa questão trocando as lâmpadas da cidade, melhorando a iluminação em locais escuros e ermos, pois eu acho que isso influi na segurança pública, outra questão importante é aumentar o efetivo da Guarda Municipal, conseguindo recursos no Ministério da Segurança, e voltar com os polígonos que eram aquelas tendas localizadas em pontos estratégicos com uma viatura da PM, nessa questão eu trouxe para o bairro do Jockey no governo Marcelo Alencar o Destacamento de Policiamento Ostensivo (DPO) que funciona até hoje.

(Made in Gonça): Pré candidata, muito obrigado por sua entrevista, mas antes de terminar, que mensagem a sra. gostaria de deixar para os gonçalenses?

(Alice Tamborindeguy): Eu quero dizer que sou uma gonçalense de coração, gosto muito de São Gonçalo, tenho muito carinho por essa cidade, muito amor por essa cidade, trouxe muita coisa para cá e quero continuar fazendo muito por São Gonçalo porque quero retribuir tudo o que as pessoas fazem por essa cidade.

5 comentários:

  1. Muito boa a entrevista. Gostei das perguntas. Parabéns.
    Uma coisa me chamou atenção no que ela disse, que é "definir qual é a 'zona sul'", seria otimo ver a cidade se desenvolver toda igualmente, mas talvez se tivessemos uma 'zona sul', ou seja, um bairro nobre, poderia alavancar o desenvolvimento de toda a cidade, melhorando a imagem dela, e atraindo investimentos, assim como acontece no Rio e Niterói, que as "zona sul" levam uma imagem boa da cidade, mesmo sabendo que são cidades enfrentam exatamente os mesmos problemas de SG.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela sua participação e elogios Decidério. É uma satisfação muito grande tê-lo sempre conosco.

    ResponderExcluir
  3. Quer dizer que ela quer concentrar os investimentos em Alcantara?
    Não, obrigado. O exemplo "Zona Sul e o resto" é um erro. Como alguém não pode enxergar isso?

    ResponderExcluir
  4. Pois é, achei a colocação da Alice sobre a "zona sul" muito equivocada. Eu vejo a homogeneidade de SG como um ponto extremamente positivo. Se a cidade crescer de forma igualitária, a desigualdade social será extremamente reduzida e SG poderá ser referência no Estado.

    Candidata, fica a dica.

    ResponderExcluir
  5. Eu não enxergo como aspecto negativo a visão de "Zona Sul" da candidata. Creio que o crescimento tem que começar por algum lugar, principalmente em uma cidade grande como a nossa. Do que adianta presar pela igualdade social quando a realidade social é ruim em toda a cidade ?

    ResponderExcluir