Páginas

terça-feira, 1 de maio de 2012

Reciclar é preciso. Vamos ajudar?

   A população mundial não pára de crescer, somos atualmente mais de 7 bilhões de pessoas espalhadas pelo planeta Terra, e quanto maior o número de pessoas, maior é a demanda por bens e serviços, e todo esse consumo gera lixo, gasto de energia e utilização de matéria prima e recursos não renováveis.

   Vivemos numa cidade de mais de um milhão de habitantes e que infelizmente não conta com coleta seletiva de lixo, e que por mais de 40 anos despejou todos os seus resíduos sem nenhum tipo de tratamento numa área de preservação ambiental (manguezal da APA-Guapimirim em Itaóca). Felizmente, desde fevereiro a cidade de São Gonçalo conta com aterro sanitário que dá um correto destino ao lixo, porém, ainda produzimos muitos resíduos diariamente e boa parte desse material é reciclável e pode produzir renda para as pessoas e injetar dinheiro na economia do município.

   O "Made in Gonça" quer ajudar a você amigo leitor a colaborar com o meio ambiente da nossa querida São Gonçalo, e de quebra mostrar que isso pode inclusive ser bem lucrativo financeiramente, por isso pensamos em algumas dicas que você pode adotar em sua casa:

1º- Separe o lixo seco (plástico, garrafas PET, ferro, alumínio, papel, vidro) do lixo molhado (Orgânicos como: casas de ovos, de frutas e legumes, restos de comida).

2º - Separe cada material em recipientes próprios. Ex: garrafas com garrafas, vidro com vidro e assim por diante.

3º - Leve seu lixo reciclável para um posto de compra de materiais recicláveis (ferros velhos) ou ainda: troque seu material reciclável por descontos na sua conta de energia elétrica através do programa "ecoampla" da concessionária de energia Ampla, nos seguintes endereços: rua Feliciano Sodré, 230 Centro-SG/ rua Joaquim de Oliveira, 208 Boa Vista-SG ou na loja do supermercado Assaí em Alcântara, que fica na rua Dr. Alfredo Backer, 605 Alcântara-SG. Obs: Nos postos do Ecoampla você pode trocar todo tipo de material reciclável, inclusive óleo de cozinha, apenas o "cobre" não é aceito.

4º - Cultive uma pequena horta em casa com legumes, temperos e ervas, você pode fazer isso até em apartamentos usando jardineiras. Na sua horta você poderá utilizar as cascas de legumes, ovos e restos de comida misturados a terra, dando mais vitalidade as plantas e produzindo saúde para sua família. Vale a pena ser sustentável e você tem um papel muito importante nessa empreitada, assim você ajuda o meio ambiente, mantém a cidade mais limpa e bonita e ainda ganha dinheiro. E viva a sustentabilidade!

Foto: Divulgação/internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário