Páginas

sábado, 6 de abril de 2013

Centenário de Lavoura é festejado em S. Gonçalo.

    Na última quinta-feira (04), foi realizada uma grande solenidade durante a revitalização da estátua do ex-prefeito Joaquim de Almeida Lavoura, na Praça Estephânia de Carvalho, no Zé Garoto. Foi o início das comemorações pelos 100 anos de nascimento de Lavoura, evento que contou com a presença de diversas autoridades, entre eles o prefeito Neilton Mulim (PR), o ex-prefeito e ex-deputado federal, Osmar Leitão Rosa, além de secretários, jornalistas e estudantes.

    O presidente da comissão do centenário de Joaquim Lavoura, Frederico Carvalho, disse que a ideia de homenagear o político foi de amigos de Lavoura, e que as homenagens se estenderão por todo o ano. "Queremos mostrar o quanto ele foi importante para a história de nosso município", discursou Frederico.

    "Tive o prazer de trabalhar com ele e tê-lo como amigo, Lavoura revolucionou a maneira de conduzir a Prefeitura de São Gonçalo", afirmou Osmar Leitão.

    No próximo mês haverá concurso de redação e trova sobre Joaquim Lavoura, cuja solenidade de premiação acontecerá em setembro, e encerrando as comemorações, será reinaugurado o mausoléu de Lavoura no cemitério de São Gonçalo.

    Joaquim de Almeida Lavoura nasceu em 04 de abril de 1913 no bairro do Cajú, Rio de Janeiro, mudou-se para São Gonçalo com sua família aos sete anos de idade, foi pescador no bairro do Gradim e comerciante no bairro Porto Velho, Vereador por dois mandatos, Deputado Estadual, e três vezes Prefeito de São Gonçalo (1955 a 1959, 1963 a 1967, 1973 a 1975), faleceu no dia 12 de novembro de 1975, durante seu terceiro mandato como Prefeito da cidade, em razão de diversas complicações pulmonares, ficou conhecido pelo jeito simples e eficiente de governar, gostava de estar nas ruas trabalhando junto aos operários, foi responsável por inúmeras obras de grande importância para o desenvolvimento urbano de São Gonçalo, chegou a ser tema de reportagem da famosa revista Norte Americana, Time, que o apontou como o maior e melhor administrador de cidades de mundo, sua morte causou grande comoção, cerca de 20 mil pessoas pararam a cidade de São Gonçalo para acompanhar o enterro de Lavoura. 

Imagem: Divulgação/ blog do centenário de Lavoura.

Foto: Alex Ramos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário