Páginas

quinta-feira, 14 de março de 2013

Inaugurada a 1ª casa de custódia de São Gonçalo.

    Foi inaugurada hoje, ás 10hs a primeira casa de custódia de São Gonçalo (destinada a presos que aguardam o julgamento), a nova unidade prisional tem capacidade para abrigar 597 detentos e sua construção custou R$ 31.295.160,081 (trinta e um milhões duzentos e noventa e cinco mil cento e sessenta reais e oitenta e um centavos), sendo financiada pelo Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social-BNDES.

    Denominada de São Gonçalo "B", a nova casa de custódia faz parte do programa "Delegacia Legal", que visa acabar com as carceragens das delegacias como a 73ª DP em Neves, e seu projeto arquitetônico segue as normas da resolução do Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN) e do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP), que estabelecem novos padrões para a construção de unidades prisionais pelos Estados, através do caderno de "Diretrizes Básicas para a Arquitetura Penal".

    O projeto da cadeia pública de São Gonçalo, desenvolvido pela FW engenharia, ocupa uma área de 30.000 m2, e foi norteado pelo Plano Diretor para a Construção de Vagas no Sistema Prisional do Estado do Rio de Janeiro, produzido pela Secretaria de Administração Penitenciária-SEAP, pela Lei de Execuções Penais-LEP, pela norma ABNT-NBR 9050/04 para acessibilidade e pela ANVISA RDC Nº 50 para área médica.

    Em fase final de obras, a segunda unidade prisional da cidade, chamada de São Gonçalo "A", será inaugurada em maio, e terá a mesma capacidade da inaugurada hoje, ambas unidades terão áreas para atendimento médico, odontológico, ambulatorial, psicológico, com central de material esterilizado e posto de enfermagem, além de salas de aula, espaço para cultos ecumênicos e local para reciclagem de garrafas PET e quentinhas. Os familiares dos detentos terão amplo espaço coberto, determinado espaço multiuso para aguardar o horário da visita. As novas unidades prisionais estão sendo erguidas longe das áreas residenciais, cerca de 2 km após a BR-101, entre os bairros de Santa Luzia e Jardim Catarina.






 Casas de custódia de São Gonçalo vão pôr fim as carceragens das delegacias como a 73ª DP (Neves).
Fotos: Divulgação/ Governo do Estado do RJ.








14 comentários:

  1. R$ 31.295.160,081 é muito.

    ResponderExcluir
  2. Tia Dilma,o Cabral voltou na sua caravela com os moços de preto,ele esta mandando destruir todas as malocas e museus dos indios aqui na terra da vera cruz,nao basta eles ja levaram todo nosso ouro.eu estou vendo tudo daqui em niteroi,daqui a pouco vao querer me tirar da qui tambem.ass; ARARIBOIA

    ResponderExcluir
  3. Qual é o número do telefone do presidio de guaxindiba. ?

    ResponderExcluir
  4. QUERO SABER SE VOCE PODE MANDAR O NUMERO DESSA CASA DE CUSTODIA DE GUAXINDIBA E O ENDEREÇO POIS TENHO UM CONHECIDO AI E GOSTARIA DE SABER PARA A FAMILIA PODER VISITAR.

    ResponderExcluir
  5. por favor, quero pedir informações de como faço para chegar nesse presidio pois moro em Anchieta,quais o dia de visitas e o telefone desse logal,obrigado

    ResponderExcluir
  6. O que é preciso pra fazer a carterinha de visita ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho um parente amigo que esta nessa casa de Custodia, precisamos de saber sobre visitas e o documentos que precisamos providenciar,estou falando de um preso já com 73 anos condenado a sete anos de reclusão, também não tenho o Tel, para melhor me informar

      Excluir
  7. tbm gostaria de ter informação telefone desse presidio

    ResponderExcluir
  8. gostaria de saber o endereço da casa de custodia de guaxindiba

    ResponderExcluir
  9. Preciso do telefone e endereço; Obrigada!

    ResponderExcluir
  10. gostaria de saber o telefone e endereço desse presídio, pois tenho um conhecido que foi encaminhado pra esse presidio.

    ResponderExcluir
  11. Gostaria de saber como faço para fazer a tal carteirinha de acesso para visitação de detento nesta casa de custodia. Quais documentação eu preciso, e se preciso ser da família para poder visita lo?
    att: vivih

    ResponderExcluir